Tamanho do texto

Em sua quinta Olimpíada da carreira, a norte-americana Venus Williams decepcionou a torcida, que tinha até o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, nas arquibancadas, na noite deste sábado

Estadão Conteúdo

Em sua quinta Olimpíada da carreira, a norte-americana Venus Williams decepcionou a torcida, que tinha até o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, nas arquibancadas, na noite deste sábado. Favorita, a número seis do mundo sofreu uma dolorosa virada da belga Kirsten Flipkens e foi eliminada na chave de simples do Rio-2016.

Acompanhe o tempo real dos Jogos do Rio 2016

Flipkens, atual 62ª do ranking, iniciou forte reação no segundo set e buscou uma improvável virada numa partida que parecia estar nas mãos da norte-americana. A belga fechou o jogo pelo placar de 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/3 e 7/6 (7/5). A partida ficou marcada pelas seguidas falhas das duas tenistas, que cometeram cada 53 erros não forçados.

Venus decepcionou e perdeu logo na estreia dos Jogos do Rio 2016
Divulgação/Rio 2016
Venus decepcionou e perdeu logo na estreia dos Jogos do Rio 2016

Aos 36 anos, Venus tem quatro medalhas de ouro em Olimpíadas. Em simples, venceu apenas em Sydney-2000. Mas, nas duplas, conquistou três títulos olímpicos, ao lado da irmã Serena Williams. Elas são tricampeãs olímpicas nas duplas femininas, após vencerem em Sydney-2000, Pequim-2008 e Londres-2012. No Rio, tentam o tetra.

Venus não foi a única a decepcionar neste primeiro dia de tênis na Olimpíada. Mais cedo, a sérvia Ana Ivanovic e a polonesa Agnieszka Radwanska se despediram da chave de simples. A ex-número 1 do mundo caiu diante da espanhola Carla Suárez Navarro por 2/6, 6/1 e 6/2.

Já Radwanska, atual número cinco do mundo, protagonizou a maior "zebra" do dia ao perder da chinesa Zheng Saisai, 64ª do ranking, por 6/4 e 7/5. A italiana Roberta Vinci, sexta cabeça de chave, foi batida pela eslovaca Anna Karolina Schmiedlova por 7/5 e 6/4.

Em outros resultados do dia, as cabeças de chave Madison Keys (EUA), Anastasia Pavlyuchenkova (Rússia), Elina Svitolina (Ucrânia) e Barbora Strycova (República Checa) venceram seus jogos na rodada de abertura. O mesmo fez a canadense Eugenie Bouchard, a checa Lucie Safarova, a italiana Sara Errani e a chinesa Shuai Zhang, superando a suíça Timea Bacsinszky, 12ª cabeça de chave.