Paes sugere canguru para deixar australianos à vontade na Vila Olímpica

Após críticas, prefeito do Rio afirmou que colocaria cangurus na Vila Olímpica para fazer com que australianos se sentissem em casa
Foto: JAYSON BRAGA/BRAZIL PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - 24.07.2016
Para Eduardo Paes, Vila Olímpica do Rio de Janeiro é melhor e mais bonita do que a de Sydney

Após a delegação australiana rejeitar ficar nas instalações da Vila Olímpica , aberta neste domingo (24), o prefeito do Rio, Eduardo Paes, ironizou as críticas ao alojamento. Para o prefeito, a vila brasileira "é melhor e mais bonita que a de Sydney", sede dos Jogos Olímpicos de 2000. Paes ainda sugeriu colocar na Vila um canguru para que os australianos se sintam mais confortáveis no espaço.

Durante a manhã, o Comitê Olímpico da Austrália relatou problemas no fornecimento de água, gás e eletricidade nos alojamentos. A delegação chegou a classificar as instalações de inabitável e adiou a entrada dos atletas na Vila até que os problemas sejam resolvidos.

LEIA MAIS:  Rússia escapa da proibição total na Olimpíada, mas terá atletas suspensos

"A Vila foi entregue ao Comitê Organizador há dois meses, não está dessa forma (como dizem os australianos). Ter feito obras no prazo e no preço não significa fazer sem problemas nos primeiros dias. Vamos fazer os ajustes e esse será lugar incrível para se estar", disse Paes durante a cerimônia de inauguração da Vila.

"É um dia para se comemorar. A Vila é incrível, mais bonita e melhor que a de Sydney. É natural que você tenha algum tipo de ajuste a fazer, mas vamos fazer os australianos se sentirem em casa aqui. Estou quase botando um canguru para pular na frente deles", ironizou.

A previsão do comitê organizador Rio-2016 é que em até três dias sejam feitos os reparos nas instalações. A Vila foi aberta por volta das 9h deste domingo, mas ainda não há um balanço oficial dos países já instalados. África do Sul, Inglaterra, Alemanha, Bélgica, Suécia, Dinamarca, Itália e Brasil são algumas das delegações confirmadas.

"A Vila representa o mundo que sonhamos", disse Eduardo Paes na inauguração. O prefeito minimizou riscos de atentados terroristas durante os Jogos. "As forças de segurança estão prontas, em contato com agências de inteligência brasileira e internacional. O Rio será o lugar mais seguro para se estar em agosto".

Aprovada pelos brasileiros

Primeira delegação do Brasil a chegar na Vila Olímpica, a equipe de hóquei sobre grama elogiou as instalaçõe. O grupo chegou ao local por volta das 11h30 e visitou a área de imprensa logo após a cerimônia de inauguração oficial, quando o presidente do Comitê Organizador Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, minimizou as falhas apontadas pela delegação da Austrália, como infiltrações e falhas elétricas.

"Os nossos alojamentos são incríveis, imensos. Não tivemos qualquer problema", contou o atleta Paulo Roberto Batista, que integra a equipe. "Não sei quais foram as críticas, mas nós testamos tudo e não há nenhum problema no nosso prédio. A vila ainda está muito vazia, mas agora temos a sensação de que os Jogos começaram", completou.

*Com Estadão Conteúdo

Link deste artigo: https://esporte.ig.com.br/olimpiadas/2016-07-24/vila-olimpica-e-melhor-e-mais-bonita-que-a-de-sydney-rebate-eduardo-paes.html