Tamanho do texto

Museu criado num dos edifícios mais visitados da Suíça apresenta uma exposição sobre a cultura brasileira, inclusive os "dialetos"

"Gostosa". Essa é uma das palavras que uma exposição no Museu Olímpico de Lausanne apresenta aos turistas que tenham interesse em conhecer o Brasil e aprender e testar o "carioquês". Criado num dos edifícios mais visitados da Suíça, uma exposição sobre a cultura brasileira apresenta aos estrangeiros o país sede dos Jogos Olímpicos deste ano, com sua música, sons, arte, culturas regionais e até mesmo o vocabulário usado no Rio de Janeiro.

Segundo a exposição, a palavra
Divulgação
Segundo a exposição, a palavra "gostosa" serve para qualificar a beleza feminina

Numa das instalações, o estrangeiro pode ter seu primeiro contato com as palavras usadas na cidade que receberá o evento em agosto. São cerca de dez termos apresentados em uma tela eletrônica, como Copacabana, Botafogo ou muvuca. Mas o equipamento também apresenta a palavra "gostosa" acompanhada por uma explicação em francês: "deliciosa, serve para qualificar a beleza feminina ou masculina. No seu uso masculino, gostoso".

LEIA MAIS:  Isaquias Queiroz muda de ideia e vai brigar por 3 medalhas na Olimpíada

Outro termo apresentado ao público: "bundão", com a explicação em francês de alguém medroso. "Literalmente, bunda grande", esclarece. O visitante pode usar um microfone para repetir a palavra e a máquina diz se o estrangeiro pronunciou o termo que acabou de aprender com um sotaque correto do carioca.

LEIA MAIS:  Com Fernando Prass, Neymar e Douglas Costa, seleção é convocada para Olimpíadas

Procurado pela reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, a direção de Comunicação do Comitê Olímpico Internacional (COI) não respondeu ao ser questionado sobre o motivo da inclusão dos termos e sobre quem teria sido o autor da iniciativa.

A gerente de Relações Públicas do Museu, Claire Sanjuan, admitiu que não sabia o significado das palavras e nem sua conotação. Mas, visivelmente sem graça, tomou nota para "informar" os responsáveis. A exposição, que leva o nome "Destination Rio", foi aberta em fevereiro e vai durar até setembro.

Além de
Divulgação
Além de "bundão", o museu apresenta outros nove termos brasileiros em uma tela

Desde o ano passado, o Ministério do Turismo lançou uma campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação visa o fluxo de turistas que viajarão para a Olimpíada. Na semana passada, foi o Vaticano que lançou uma campanha para alertar aos turistas que irão para o Rio para que não paguem por serviços sexuais de meninas que podem estar envolvidas no tráfico.