Tamanho do texto

Brasileiro melhor colocado no ranking da ATP, Thomaz Bellucci está entre os classificados. Teliana Pereira estará na primeira Olimpíada

Bellucci está na lista dos que se classificaram automaticamente de acordo com o ranking
Arquivo iG
Bellucci está na lista dos que se classificaram automaticamente de acordo com o ranking

O tênis brasileiro na Olimpíada do Rio já tem quatro representantes garantidos, mas este número pode subir para 7 nos próximos dias. Nesta sexta-feira, a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciaram a inscrição dos tenistas do País para a disputa dos Jogos, em agosto.

Leia +  Escalado até para duplas mistas no Rio-2016, Nadal volta a jogar no fim de julho

Com base no ranking do último dia 6 de junho, o Brasil teve classificados automaticamente os tenistas Thomaz Bellucci (62.º do mundo) em simples masculino, além de Marcelo Melo (8.º) e Bruno Soares (9.º) nas duplas masculinas. Fora eles, Teliana Pereira (92.ª da WTA) também se garantiu e disputará pela primeira vez uma edição dos Jogos Olímpicos .

Outros classificados

O Brasil também inscreveu para os Jogos Olímpicos outros três tenistas, mas aguarda uma definição da Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês), lembrando que o País tem direito a, pelo menos, uma vaga em cada chave do torneio olímpico de tênis.

Para a chave masculina de duplas, o mineiro André Sá (53.º) foi inscrito ao lado de Thomaz Bellucci para reeditar a dupla que disputou Londres-2012. Caso seja aceito pela ITF, André Sá será o primeiro tenista do Brasil a disputar quatro edições olímpicas - as outras, além de Londres, foram Atenas-2004 e Pequim-2008.

Outros dois tenistas foram inscritos aguardando definição da ITF. São eles o paulista Rogério Dutra Silva (83.º), para a chave masculina de simples, e a paulista Paula Gonçalves (180.ª de simples e 150.ª de duplas), para as chaves femininas de simples e duplas. Com os quatro nomes já confirmados, o Brasil terá novamente o seu maior número de representantes em Jogos Olímpicos no tênis.

No próximo dia 30, a ITF anunciará a lista provisória de inscritos para as chaves de simples e duplas dos Jogos Olímpicos . Nesta data também serão definidas as decisões em relação a apelações enviadas por Comitês Olímpicos e Federações de tênis.