Tamanho do texto

Brasileiro precisará aumentar bastante seu próprio recorde a céu aberto para chegar ao ouro. Maior marca do atleta foi é 8,31m

Duda planeja superar sua própria marca para levar o ouro no Rio
Getty Images
Duda planeja superar sua própria marca para levar o ouro no Rio


Bicampeão mundial de salto em distância indoor, Mauro Vinicius da Silva, o Duda, talvez seja o brasileiro do atletismo com maiores chances de conquistar uma medalha nas Olimpíadas do Rio. Ainda assim, a missão não é das mais fáceis. Afinal, as lesões atrapalharam nos últimos dois anos e uma cirurgia no joelho esquerdo em julho o deixou parado por quase três meses. Agora, Duda corre contra o tempo para buscar a melhor forma e garantir seu lugar em 2016. Ele tem experiência própria desuperação para manter firme o sonho de medalha em casa.

Em 2011, Duda ficou quase nove meses sem poder competir por causa de cirurgia no joelho direito, em fevereiro. Correu contra o tempo e se garantiu nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, onde ficou em sétimo no salto.

“Foi até pior, mas consegui voltar, carimbei meu passaporte para Londres e depois fui campeão mundial em Istambul (2013). Tenho que pegar comigo mesmo os exemplos para dar a volta por cima”, afirmou.

LEIA TAMBÉM:
+ Judô brasileiro projeta sete medalhas nas Olimpíadas do Rio

Duda espera voltar a competir em fevereiro. Terá até maio para conseguir o índice, o que não deve ser problema. Mas a preparação mudou. Trabalho de fortalecimento muscular e acompanhamento médico diários e exames de imagem juntaram-se aos treinos.

“Já estou 90%. Mas a lesão não atrapalhou para as Olimpíadas. Tenho competições grandes para me preparar”, explicou.

De qualquer maneira, Duda terá que evoluir para chegar à medalha. Os ouros nos mundiais foram indoor, mas a Olimpíada será a céu aberto, no Engenhão. Nessas condições sua melhor marca é de 8,31m, conquistada em 2013 em São Paulo. A aposta dele para o ouro no Rio é de 8,40.

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.