Tamanho do texto

Responsável por coordenar a organização da Rio 2016, homem-forte do Ministério do Esporte é reconduzido a posto importante

O Secretário de alto rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, foi reconduzido à Secretaria de Alto Rendimento
Divulgação/Ministério do Esporte
O Secretário de alto rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, foi reconduzido à Secretaria de Alto Rendimento

A exoneração de Ricardo Leyser, homem-forte do Ministério do Esporte, da Secretaria Executiva da pasta, deixou perplexo o mundo esportivo brasileiro. Pressionado a aproveitar o quadro, o ministro George Hilton, do PRB, reconduziu Leyser à Secretaria Nacional de Esporte Alto Rendimento, cargo que ocupou de fevereiro de 2009 a fevereiro de 2015. Leyser voltou a ser o único secretário não vinculado ao PRB. É filiado ao PC do B, que esteve à frente do Ministério do Esporte por 12 anos, nas gestões de Agnelo Queiroz, Orlando Silva e Aldo Rebelo.

A informação foi divulgada nesta quarta-feira pela assessoria de imprensa do Ministério do Esporte. "Para concentrar esforços administrativos com vistas à preparação brasileira rumo aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, o ministro de Estado do Esporte, George Hilton, promoveu uma reforma na pasta. A partir da próxima segunda-feira, o administrador Marcos Jorge de Lima assume a Secretaria Executiva no lugar de Ricardo Leyser, que passa a responder pela Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento. Carlos Geraldo Santana deixa a Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento e passa a responder pela Secretaria Nacional de Esporte, Lazer, Educação e Inclusão Social.Evandro Garla, que deixa a Secretaria Nacional de Esporte, Lazer, Educação e Inclusão Social, passa a assessorar diretamente o gabinete do ministro.Com a nova configuração, o ministro considera que o projeto olímpico brasileiro entra na melhor configuração para a reta final de preparação", diz o texto.

Leyser ganha experiência na esfera esportiva a partir de 2001, quando foi lotado na Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, comandada por Nádia Campeão. Na pasta, trabalhou na organização do Grande Prêmio do Brasil de F-1. 

Graduado em Administração Pública pela FGV-SP em 1991 e em Ciências Sociais pela USP em 1994, Leyser possui especializações em Estudos Estratégicos, Gerenciamento de Empreendimentos, Gestão Estratégica de Negócios, Marketing Governamental e Planejamento Estratégico Situacional.

Pelas mãos de Leyser passaram vários dos programas que estruturam o esporte brasileiro como é hoje, como o programa Bolsa-Atleta e Bolsa-Pódio. A organização de vários eventos, como a Olimpíada, o Pan do Rio, os Jogos Universitários Brasileiros, os Jogos da Juventude e as Olimpíadas Escolares também ficou a seu cargo. 

A exoneração de Leyser respondera a uma pressão do PRB por cargos no Ministério. O PRB tem 20 votos na Câmara dos Deputados, contra 12 do PC do B. 



    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas