Tamanho do texto

Dupla brasileira obteve a classificação antecipada ao chegar na semifinal do Grand Slam da Polônia, nesta sexta-feira

A dupla brasileira Larissa/Talita
Piotr Hawalej/Getty Images
A dupla brasileira Larissa/Talita


O Brasil tem sua primeira dupla de vôlei de praia confirmada nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Larissa e Talita asseguraram este direito ao chegarem, nesta sexta-feira, às semifinais do Grand Slam da Polônia.

Além de vencer seus jogos na competição, a dupla contou com a eliminação de Ágatha/Barbara Seixas nas quartas de final. Com isso, Larissa/Talita não pode ser mais alcançada na corrida olímpica pelo ranking mundial, critério para definir uma das parcerias brasileiras nos Jogos.

Leia: Velejador alemão é hospitalizado depois de competir na Baía de Guanabara

Na pior das hipóteses, Larissa/Talita sairá da Polônia com 4.600 pontos no ranking, e manteria essa pontuação por ter direito a descartar o pior resultado nesta temporada - elas não competiram na etapa de Stavanger. Ágatha/Barbara Seixas, parceria vice-líder do Brasil na lista, pode chegar a até 4.480, já com os descartes.

Veja: Musas do atletismo encantam nas pistas ou no campo pelo Mundial em Pequim

"Era um objetivo, fizemos um projeto e nos planejamos para chegarmos aos Jogos Olímpicos. Acreditamos muito nisso, abdicamos de muita coisa. Sabíamos que não seria fácil, e realmente não foi, mas valeu a pena cada esforço e suor. O principal foi que cada uma respeitou o limite da outra e estivemos juntas. Agora o trabalho continua pensando em 2016", disse Talita, que assim como Larissa, bronze em Londres-2012, disputará a terceira Olimpíada da carreira.

A corrida olímpica brasileira soma a pontuação obtida nos nove principais eventos do Circuito Mundial (cinco Grand Slams, três Major Series e Open do Rio) e as duplas poderão descartar os dois piores resultados. No masculino, Alison/Bruno Schmidt e Evandro/Pedro Solberg disputam a primeira vaga. As outras duas duplas de cada naipenos Jogos de 2016 serão convocadas pela CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) em janeiro.

Na manhã deste sábado, Larissa e Talita encaram as holandesas Sophie van Gestel e Jantine van der Vlist por uma vaga na final do Grand Slam da Polônia.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.