Tamanho do texto

Atleta representará o Brasil na classe Laser, mesma em que é bicampeão olímpico. Fernanda Decnop, bronze no Pan de Toronto, também está confirmada e fará sua estreia no torneio

O Brasil terá seu maior medalhista olímpico da história na disputa da Rio 2016. Robert Scheidt foi confirmado pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela) como um dos representantes do país na classe Laser Standard, categoria em que é bicampeão olímpico (Atlanta-1996 e Atenas-2004). 

Robert Scheidt ficou com a medalha de prata na Laser em Toronto
William Lucas/inovafoto
Robert Scheidt ficou com a medalha de prata na Laser em Toronto

O atleta de 42 anos foi escolhido pela CBVela por critério técnico baseado nos resultados obtidos por ambos nas principais competições em 2013, 2014 e 2015. "É um
orgulho muito grande voltar a representar o Brasil numa Olimpíada, pelo momento que estou vivendo. Uma honra e uma grande oportunidade, ainda mais por disputar os Jogos no Rio, diante da família, dos amigos e da torcida brasileira. A competição com certeza terá uma energia positiva enorme, e espero retribuir dando o meu melhor", afirmou o velejador, que vai para sua sexta Olimpíada.

O Paulista soma cinco medalhas em Jogos Olímpicos. Além dos dois ouros, tem ainda duas pratas (em Sydney-2000, na Laser, e Pequim-2008, na Star) e um bronze (Londres-2012, na Star). Ele voltou a competir na Laser depois que a classe Star foi abolida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) do programa olímpico.

Fernanda Decnop foi bronze no Pan de Toronto
Matthew Stockman/Getty Images
Fernanda Decnop foi bronze no Pan de Toronto

Além de Scheidt, a velejadora Fernanda Decnop, de 28 anos, também foi confirmada na classe Radial, a mesma em que ela obteve uma medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Ela fará sua estreia em Olimpíadas.

O Brasil já tinha outros sete velejadores garantidos nos Jogos Olímpicos do Rio. São eles Martine Grael e Kahena Kunze, na classe 49erFX; Jorge Zarif, na Finn; Patricia Freitas, na RS:X feminina; Ricardo Winicki Santos, o Bimba, na RS:X masculina; e Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan, na 470 feminina. 

Agora faltam apenas os anúncios dos representantes brasileiros nas classes 470 masculina, 49er e Nacra 17.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.