Tamanho do texto

Melhor brasileira no pentatlo moderno somou 3748 pontos na fase semifinal. Decisão do torneio será sábado

A brasileira Yane Marques , principal nome do pentatlo moderno brasileiro, classificou-se para a final da quarta e última etapa da Copa do Mundo, realizada na China, nesta quinta-feira. Na cidade Chengdu, ao lado de 56 competidores, a pernambucana foi a nona colocada em sua bateria e somou 3748 pontos. A final será realizada neste sábado.

As provas de natação, esgrima e o combinado de tiro e corrida foram disputadas no luxuoso Centro de Pentatlo Moderno Pierre de Coubertin, o primeiro do mundo a ser erguido exclusivamente para as competições da modalidade. Foi inaugurado em setembro do ano passado, no Campeonato Mundial da categoria.

Yane Marques na prova de esgrima, umas da modalidades do pentatlo moderno
Divulgação
Yane Marques na prova de esgrima, umas da modalidades do pentatlo moderno

No sábado, Yane tem como principal objetivo manter-se entre as melhores atletas do mundo e garantir sua vaga para a grande final da Copa do Mundo, marcada para nos dias 9 e 10 de julho, na Inglaterra. Na finalíssima, somente as 36 atletas mais bem colocados nas quatro etapas do ano participarão. A atleta pernambucana é a quarta atualmente no ranking mundial da modalidade.

Yane tem ainda dois objetivos nesta temporada: representar o Brasil nos Jogos Mundiais Militares, que serão realizados em julho, no Rio, e o Pan-Americano de Guadalajara, em outubro. Nesta competição, por sinal, Yane buscará o bicampeonato pan-americano, após vencer nos Jogos do Rio, em 2007. “O Pan vem logo depois dos Jogos Mundiais Militares. Meu planejamento para 2011 está focado tanto no Mundial quanto no Pan. Quero chegar em Guadalajara em perfeitas condições de fazer um excelente resultado. Se vou ganhar medalha, isso será uma consequência do que eu puder treinar e apresentar na prova”.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.