Mais Esportes

enhanced by Google
 

Brasil garante as duas primeiras vagas olímpicas na vela

Patrícia Freitas e Adriana Kostiw asseguraram lugar para o país em Londres, por antecipação

iG São Paulo | 07/12/2011 17:33

Texto:
enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios

Foto: Divulgação Ampliar

Patrícia Freitas garantiu vaga para o Brasil na classe RS:X nos Jogos de Londres

O Mundial de Perth na Austrália já assegurou duas vagas para a vela do Brasil em Londres 2012. Medalhista de ouro no Pan de Guadalajara, Patrícia Freitas garantiu um lugar para o país na classe RS:X Feminina. Já Adriana Kostiw conquistou a vaga na classe Laser Radial. As duas velejadoras conseguiram a classificação para as Olimpíadas por antecipação.

Leia mais:Scheidt e Prada buscam bi mundial e vaga para Londres

Patrícia ficou em 22º lugar, entre as 34 vagas disponíveis na flotilha ouro da RS:X Feminina e Adriana terminou a primeira fase do Mundial em 45º lugar, na flotilha ouro que no caso de sua categoria, a Laser Radial, engloba as primeiras 51 atletas classificadas.

"Para mim foi uma surpresa vir a classificação assim tão rápido. Eu achei que teria de lutar até o final e estou muito feliz e aliviada. Mas o campeonato não acabou e, embora eu tenha conquistado meu objetivo principal que era classificar o país e ser a melhor brasileira para sair na frente na seletiva individual, ainda tenho, no mínimo, mais cinco regatas para velejar e muito para evoluir aqui em Perth", afirmou Adriana Kostiw, 11º colocada no Pan.

Confira ainda:Scheidt lamenta ausência de promessas do Pan em Londres

Ambas as atletas conquistaram um ponto para a sua embarcação na disputa pela vaga individual em Londres. Caso vençam o torneio pré-olímpico de Búzios em 2012, as duas estarão automaticamente confirmadas nos Jogos Olímpicos. Caso outra velejadora leve o título no litoral fluminense, ainda restará o desempate no Troféu Princesa Sofia, em Palma de Maiorca, na Espanha, para a definição.

Foto: Divulgação

Adriana Lostiw não esperava conseguir a vaga para Londres por antecipação



Outros brasileiros em Perth
Jorge Zarif, da classe Finn, continua firme na luta pela vaga em Londres. O velejador brasileiro está em 31º e foi para a disputa final, que é formada pelos primeiros 36 barcos. Já na Match Race feminino, o time formado por Juliana Senfft, Fernanda Decnop e Luciana Kopschitz ocupa a 9ª colocação no grupo B, no momento, e ainda lutam para prosseguir na disputa.

Fábio Pillar e Gustavo Thiesen, da classe 470 não conseguiram bons resultados na água nas três regatas do dia. Com isso, a parceria ficou na flotilha prata, na 53ª posição geral (a flotilha ouro tem os 40 primeiros barcos) e uma posição atrás da dupla compatriota Rique Wanderley e Marco Brancher. A outra dupla brasileira, Henrique Haddad e Nicolas Castro, está em 67º geral.

A dupla da classe Star, formada por Robert Scheidt e Bruno Prada, favorita ao bi mundial da categoria, só começa a competir na águas australianas no próximo domingo, dia 11.

 

Texto:
enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG

Ver de novo