WSL: quem é Yago Dora, 5º brasileiro a vencer mundial de surfe

Aos 29 anos de idade, curitibano conquistou a principal taça da modalidade nesta segunda-feira (1º)

Yago Dora - campeão da WSL
Foto: Cait Miers/World Surf League
Yago Dora - campeão da WSL

Yago Dora  se sagrou campeão do Circuito Mundial de Surfe (WSL, na sigla em inglês) nesta segunda-feira (1º). O curitibano de 29 anos superou o americano Griffin Colapinto, por 15,66 a 12,33 na somatória das notas, nas águas de Cloudbreak, em Fiji, e venceu o campeonato pela primeira vez na carreira. 

Com o feito, Yago entrou em uma seleta lista dos brasileiros campeões mundiais de surfe, que conta com  Gabriel Medina (2014, 2018 e 2021), Adriano de Souza (2015), Italo Ferreira (2019) e Filipe Toledo (2022 e 2023). Em 2020, vale lembrar, a competição foi pausada devido a pandemia de Covid-19.

"É inacreditável para mim. Senti essa energia em Fiji desde que cheguei aqui e sempre acreditei nesse título. Fico feliz em trazer mais um título para o Brasil. Agradeço a todos que me apoiaram ao longo da carreira”, comemorou o surfista. 



Conheça Yago Dora

Nascido em Curitiba e criado em Florianópolis, Yago Dora  iniciou a trajetória no surfe aos 11 anos de idade.

Desde cedo, o atleta teve influencia do pai  Leandro Dora, o Grilo,  que também era surfista, e mais tarde passou a ser treinador.

Ambos estabeleceram uma relação profissional desde o começo da carreira de Yago. No entanto, a parceria entre pai e filho foi rompida no início deste ano, por decisão do próprio campeão mundial. 

"Queria ir bem, queria evoluir, mas estava meio na zona de conforto. Comecei a cada vez me enxergar um pouquinho mais assim, e, com 29 anos, isso veio vindo, e foi florescendo em mim essa vontade de realmente estar tomando conta da minha carreira, da minha vida, de tomar as minhas próprias decisões. Sinto que eu precisava de algo novo, de algumas mudanças", disse Yago sobre a díficil decisão. Hoje ele é treinado por Leandro da Silva.

O primeiro passo para a ascensão do curitibano na elite do surfe aconteceu em 2017: aos 21 anos de idade, à convite, superou  Gabriel Medina, John John Florence e Mick Fanning  na etapa da WSL em Saquarema, no Rio de Janeiro e virou a sensação na modalidade. 

Em 2018, Yago Dora já era nome certo dos campeonatos. Entretanto, até viver o ano mágico de 2025, passou por frustrações, como ter ficado muito perto de alcançar uma vaga no Finals em 2023 e em 2024, mas deixar a oportunidade escapar

Neste ano, enfim, a coroação: triunfou nas etapas de Peniche, em Portugal, e Trestles, nos Estados Unidos. Além disso, Yago  foi vice em J-Bay, na África do Sul. O surfista foi líder da temporada regular.

Cabe ressaltar que o triunfo de Yago Dora  nesta segunda-feira, nas ondas de Fiji,  ampliou ainda mais a expressiva marca do Brasil no surfe mundial: nos últimos 11 anos, oito vezes o título foi verde-amarelo.