Gabriel Medina e Ítalo Ferreira ainda estão na disputa pelo título mundial de surfe
WSL / DIVULGAÇÃO
Gabriel Medina e Ítalo Ferreira ainda estão na disputa pelo título mundial de surfe

Quando chega no Havaí é porque o campeão mundial de surfe está para ser definido. A partir deste domingo, será realizada a disputa da última etapa do Circuito Mundial, em Pipeline, na Ilha de Oahu.

Para a disputa, o Brasil tem três atletas que ainda lutam pelo troféu tão desejado. Para isso, Gabriel Medina , Filipe Toledo e Ítalo Ferreira têm que explorar ao máximo suas características para se saíram bem na competição.

Além deles, o sul-africano Jordy Smith e o americano Kolohe Andino também estão na briga. 

Além do título mundial, a última etapa do ano do Circuito Mundial de Surfe vai definir as vagas olímpicas do Brasil no masculino. Ítalo, Medina e Filipinho disputam duas vagas. Um deles vai ficar fora dos Jogos de Tóquio 2020. Os outros dois se juntam a Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima como representantes do país.

Gabriel Medina em ação
WSL
Gabriel Medina em ação

Gabriel Medina surgiu para o mundo durante um evento Grommets no Quiksilver Pro France em 2008. No mesmo ano, tornou-se o até hoje mais jovem surfista a vencer uma etapa do WSL Qualifying Series, com apenas 15 anos de idade. Foi em um 6-Star na Praia Mole de Florianópolis, batendo um ídolo local na final, Neco Padaratz.

Em 2011, já conseguiu entrar no CT no meio do ano para fazer história de novo, com o início mais fulminante de um surfista na elite, ganhando logo o seu primeiro evento, novamente em Hossegor, na França. Ainda com 17 anos, ganhou novamente, duas etapas depois, em Nova York, sempre usando sua arma mortal, os aéreos. 

Em 2013, conquistou seu primeiro título mundial na WSL, sendo campeão Pro Junior no evento disputado em Florianópolis (SC). Já no ano seguinte se tornou o primeiro brasileiro a ser campeão mundial, levando o último troféu da era ASP em 2014. De lá para cá, foram muitas vitórias, feitos inéditos, conquistas espetaculares nos tubos de Teahupoo, de Fiji, até conquistar seu segundo título mundial, no ano passado, coroando o bicampeonato com sua primeira vitória no maior palco do esporte, Banzai Pipeline, Havaí.

Italo Ferreira
ISA
Italo Ferreira

Ítalo Ferreira é um dos surfistas mais explosivos do mundo. Ele entrou no CT em 2015. Tem um ataque aéreo fascinante e manobras de borda igualmente impressionantes. Logo em seu primeiro ano, já conseguiu fazer uma final na etapa de Portugal com voos incríveis, mas perdeu a batalha aérea para Filipe Toledo.

Em 2017, sofreu uma séria contusões no início da temporada e sua segunda final foi só no ano passado, quando levantou o emblemático troféu de campeão em Bells Beach, batendo o tricampeão mundial Mick Fanning na bateria que marcou a despedida do australiano. Depois da primeira vitória, vieram mais duas em 2018, na Indonésia e em Portugal, onde nesse ano conquistou o bicampeonato em Supertubos e assumiu a liderança do ranking. Ele chega forte ao Havaí, para tentar seu primeiro título mundial.

Filipe Toledo, o Filipinho
WSL/ Divulgação
Filipe Toledo, o Filipinho

Filipe Toledo é o surfista mais inovador e progressivo da atualidade, especialmente nas manobras aéreas. Foi ele quem estabeleceu uma nova abordagem para surfar as longas direitas de Jeffreys Bay, usando os aéreos na saída dos tubos e já é bicampeão da etapa da África do Sul, em 2018 e 2019.

Também igualou um recorde histórico na etapa brasileira no Rio de Janeiro, com o tricampeonato em 2015, 2018 e 2019. Outra marca impressionante foi a longa invencibilidade em finais, que só foi quebrada esse ano, depois de sete vitórias seguidas. 

Filipinho é filho do bicampeão brasileiro Ricardo Toledo e mudou de Ubatuba para a Califórnia logo depois de ingressar na elite do CT, em 2013. Este é o terceiro ano consecutivo que ele chega na última etapa, em Pipeline, no Havaí, entre os concorrentes ao título mundial da temporada.

Primeira fase:

1ª bateria: Kanoa Igarashi (JPN), Conner Coffin (EUA), Soli Bailey (AUS)
2ª bateria: Kolohe Andino (EUA), Griffin Colapinto (EUA), Jadson André (BRA)
3ª bateria: Filipe Toledo (BRA), Deivid Silva (BRA), Ricardo Christie (NZL)
4ª bateria: Jordy Smith (AFR), Peterson Crisanto (BRA), Frederico Morais (PRT)
5ª bateria: Gabriel Medina (BRA), Willian Cardoso (BRA)
6ª bateria: Italo Ferreira (BRA), Michael Rodrigues (BRA)
7ª bateria: Owen Wright (AUS), Jack Freestone (AUS), Leonardo Fioravanti (ITA)
8ª bateria: John John Florence (HAV), Adrian Buchan (AUS), Jessé Mendes (BRA)
9ª bateria: Jeremy Flores (FRA), Caio Ibelli (BRA), Ezekiel Lau (HAV)
10ª bateria: Kelly Slater (EUA), Michel Bourez (TAH), Sebastian Zietz (HAV)
11ª bateria: Julian Wilson (AUS), Wade Carmichael (AUS), Joan Duru (FRA)
12ª bateria: Seth Moniz (HAV), Ryan Callinan (AUS), Yago Dora (BRA)

CAMPEÕES MUNDIAIS NO SÉCULO:

2019 - ???
2018 - Gabriel Medina (BRA)
2017 - John John Florence (HAV)
2016 - John John Florence (HAV)
2015 - Adriano de Souza (BRA)
2014 - Gabriel Medina (BRA)
2013 - Mick Fanning (AUS)
2012 - Joel Parkinson (AUS)
2011 - Kelly Slater (EUA)
2010 - Kelly Slater (EUA)
2009 - Mick Fanning (AUS)
2008 - Kelly Slater (EUA)
2007 - Mick Fanning (AUS)
2006 - Kelly Slater (EUA)
2005 - Kelly Slater (EUA)
2004 - Andy Irons (HAV)
2003 - Andy Irons (HAV)
2002 - Andy Irons (HAV)
2001 - Hobgood (EUA)

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!