Gabriel Medina inaugura Instituto para formar novas promessas do surfe

Com alto nível em estrutura física, psicológica, médica e tecnológica, o Instituto Gabriel Medina vai acompanhar 38 jovens surfistas em Maresias

Instituto Gabriel Medina em Maresias, São Sebastião (SP)
Foto: Aleko Stergiou
Instituto Gabriel Medina em Maresias, São Sebastião (SP)

Foi inaugurado nesta terça-feira (31) o Instituto Gabriel Medina, que tem como maior objetivo formar novos valores do surfe. Localizado na praia de Maresias, em São Sebastião, o surfista e sua família apresentaram a instituição à imprensa e depois aos patrocinadores. “Estou super feliz. Era um sonho meu, da minha família, de poder estar ajudando estas crianças e o meu esporte também. Me sinto orgulhoso de realizar esse sonho”, disse o campeão mundial de 2014.

LEIA MAIS: Medina foi o segundo surfista mais bem pago de 2016, diz site

A proposta é oferecer estrutura de excelência física, psicológica, aulas de idioma e tecnologia aos novos nomes do surfe, dos dez aos 16 anos. Além disso, os participantes do projeto terão atendimento médico e de saúde bucal. A sede foi construída com recursos próprios, em um terreno de frente para o mar. Local onde o primeiro brasileiro campeão mundial do esporte aprendeu a pegar ondas.

"Espero que essa garotada saia daqui como boas pessoas, cidadãos, preparados para qualquer situação da vida", falou, também lembrando que a parte social estará em grande evidência sempre, inclusive com interação com os pais dos atletas. "Teremos oficinas profissionalizantes", revelou o surfista.

A mãe de Gabriel e presidente do Instituto, Simone Medina, também demonstrou a satisfação de iniciar essa nova fase na trajetória da família. "Para nós é motivo de muito orgulho poder participar da formação de grandes atletas e cidadãos, porque o esporte foi uma ferramenta que nos ajudou a criar os nossos filhos, dentro de princípios e valores, que hoje não existem mais", afirmou.

"A ideia partiu do Gabriel mesmo. Ele quis devolver um pouco do que ele ganhou com o esporte. A Simone e eu abraçamos a ideia na hora. A partir disso, pensamos num ideal para um atleta se formar e ser profissional", disse Charles Saldanha, vice-presidente do IGM.

LEIA MAIS: Surfista é atacado na Flórida enquanto usava pulseira 'repelente' de tubarão

Atletas

Foto: Aleko Stergiou
38 promessas do surfe serão acompanhados pelo Instituto Gabriel Medina

“Essa faixa etária é interessante, porque é aí que você forma o atleta. Aí que vem a base e que vão sair os campeões. Nessa idade, tentamos dar tudo de melhor para o Gabriel. Muitas vezes eu trabalhei sozinho, não tinha equipe. Hoje, o Gabriel tem um time e esse pessoal veio também para o Instituto”, relatou Charles.

LEIA MAIS: Com nove brasileiros na elite, mundial de surfe tem seus competidores definidos

O Instituto Gabriel Medina tem início neste dia 1º de fevereiro e trabalhará com 38 atletas de dez aos 16 anos. Todos os jovens surfistas foram selecionados a partir da classificação do Circuito Medina/ASM de Surfe.