Tamanho do texto

Carlos Burle e Pedro Calado ficaram com a segunda e quarta colocação, respectivamente

Jamie Mitchell (AUS),, vencedor do Nazaré Challenge, em Portugal
WSL / Laurent Masurel
Jamie Mitchell (AUS),, vencedor do Nazaré Challenge, em Portugal

Em competição histórica, o grande vencedor do Big Wave Tour (BWT) do Nazaré Challenge, em Portugal, o autraliano Jamie Mitchell fez sua primeira final num evento de big surfe na remada. "Eu nunca tinha feito uma final antes então vencer foi surreal", disse Mitchell.

Surfe: saiba tudo sobre o esporte e estilo de vida

"Se juntar tudo, desde o começo até o final do evento é ainda mais empolgante do que a vitória. Eu me senti confortável aqui, minha prancha estava boa e então ganhei confiança". O campeão ainda afirmou que vai ficar mais uns dias em Portugal e tentar a sorte de achar mais ondas gigantes para relembrar a vitória.

Uma multidão de espectadores acompanhavam os 24 competidores surfistas que remaram ondas de até 15 metros de altura no "canhão de Nazaré". Esta é a primeira vez que uma etapa do tour de ondas gigantes acontece no local. Com a vitória, Mitchell saltou da 13ª colocação para a quinta no ranking do tour.

Veterano no tour, o brasileiro Carlos Burle ficou na segunda colocação com 13 pontos. Campeão mundial de ondas gigantes em 2009, o surfista de 49 anos dedicou o troféu à sua esposa Ligia Moura. "Nazaré é uma onda incrível e foi só uma questão de tempo para ser reconhecida. Eu estou muito feliz em ter feito parte deste evento e muita coisa ainda está por vir", disse.

Leia mais: Michel Bourez é o vencedor do Pipe Masters

"Estou muito orgulhoso do meu corpo, foi um evento difícil desde o começo, com tempo muito frio, ondas imensas e sendo massacrado o dia inteiro", disse Burle emocionado. "Eu fiz final e fiquei perto da vitória, contra os melhores caras do mundo. Essa é minha última temporada como competidor, vou guardar essa ótima lembrança e espero deixar um legado para a próxima geração. Eu espero que eles deem seu melhor assim como eu fiz todos os dias da minha vida."

A terceira colocação ficou com o local João de Macedo, que treinou pesado as ondas de Nazaré antes do evento. "É incrível, só os camaradas na água e a maneira como todos nós aqui superamos nossos limites", disse o português. 

Com apenas 20 anos, o carioca Pedro Calado teve um bom desempenho no evento e ficou com o quarto lugar, com 9.34 pontos. Seu primeiro ano no tour mundial de ondas gigantes, esta foi a terceira vez consecutiva em cima do pódio. A colocação em Nazaré deu ao surfista brasileiro a vice-liderança no ranking geral do tour.

Resultado final do Nazaré Challenge:

1º Jamie Mitchell (AUS)
2º Carlos Burle (BRA)
3º Joao De Macedo (POR)
4º Pedro Calado (BRA)
5º Nic Lamb (EUA)
6º Antonio Silva (POR)

Ranking do Big Wave Tour 2016:

1 Grant Baker (AFR) 25.018
2 Pedro Calado (BRA) 21.943
3 Greg Long (EUA) 21.921
4 Carlos Burle (BRA) 18.175
5 Jamie Mitchell (AUS) 15.690

Leia mais: Confira os convidados para o Eddie Aikau 2016/2017

O evento em Portugal foi o terceiro do Big Wave Tour 2016/2017. Anteriormente, o campeonato passou por Porto Escondido (MÉX) e Jaws, no Havaí. O tour ainda possui mais uma etapa no calendário, o Todos Santos Challenge, também no México. A janela de espera do campeonato vai até o dia 28 de fevereiro do ano que vem.

    Leia tudo sobre: surfe