Tamanho do texto

Seleções se enfrentam hoje, no estádio do Pacaembu. Confronto é válido pelo Super Desafio BRA de Rugby XV

Jogadores da seleção brasileira durante a montagem das traves no Pacaembu
Divulgação
Jogadores da seleção brasileira durante a montagem das traves no Pacaembu


Brasil jogando em casa contra a Alemanha, em estádio de Copa do Mundo. Isso te lembra alguma coisa? Só de pensar nas circunstâncias, o brasileiro já vê os gols de Müller, Klose, Kroos, Khedira e Schürrle passando como um filme de terror em sua cabeça. Mas pode ficar tranquilo: o jogo, dessa vez, é de rúgbi e regras do esporte não permitem uma nova derrota por 7 a 1. 

Os Tupis recebem hoje, no Pacaembu (que sediou a Copa de 1950), a seleção alemã, em partida válida pelo Super Desafio BRA de Rugby XV. Será a primeira vez, desde a sua reforma em 2007, que o estádio receberá um evento que não seja o futebol.

A inviabilidade de repetição do emblemático placar da Copa do Mundo acontece porque, no rúgbi, não é possível marcar apenas um ponto. Ou a equipe não pontua nenhuma vez, ou faz, no mínimo, três. Este número é alcançado quando um jogador faz um droap goal , ou seja, acerta um chute ao gol, que pode ser dado em qualquer momento da partida. Para ser válido, no entanto, a bola precisa tocar o chão antes de passar entre as traves em formato de H.

Os três pontos também são obtidos quando é convertido o chute de penalidade. O penal é assinalado quando um jogador sofre uma falta grave, sendo bonificado com a possibilidade de efetuar um chute direto, com a bola no chão, do local onde a falta foi marcada.

LEIA TAMBÉM:
"Hail Mary" histórica na NFL termina com touchdown de 61 jardas. Veja como foi

Os times também têm a possibilidade de marcar cinco ou sete pontos de uma única vez. Para isso, precisam alcançar o maior objetivo dentro de campo: o try . O lance acontece quando o jogador consegue apoiar a bola no chão dentro da área de validação, o in-goal . A jogada, por si só, vale cinco pontos, mas a equipe ainda é beneficiada com a conversão. Este lance é caracterizado por um chute direto ao gol, dado a partir de um ponto em uma reta que passe por onde o  try foi realizado e, ao mesmo tempo, seja perpendicular à linha de fundo. Se convertida a cobrança, o time soma mais dois pontos.

Brincadeiras à parte, Brasil e Alemanha já se enfrentaram, em Blumenau, no último sábado. O encontro foi válido pela Taça Cremer de Rugby e os alemães se deram melhor: 29 a 12.

Uma curiosidade que marca o confronto de hoje é o fato de Charles Miller, conhecido por trazer o futebol para o Brasil e quem nomeia a famosa praça em frente ao Pacaembu, ser também responsável por ter trazido a primeira bola de rúgbi para o país.

Justamente na Praça Charles Miller, antes da partida começar, os torcedores poderão participar de algumas atividades. Serão montadas traves infláveis para que as pessoas possam arriscar jogadas, por exemplo. A entrada no jogo é gratuita, mediante a doação de um livro bem conservado. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.