Mais Esportes

enhanced by Google
 

Poliana Okimoto garante vaga olímpica para o Brasil em 2012

Com o sexto lugar na maratona aquática em Xangai, Poliana classificou o Brasil para os Jogos de Londres

Marcelo Laguna, iG São Paulo | 19/07/2011 02:50

Texto:
enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios

A nadadora paulista Poliana Okimoto garantiu na madrugada desta terça-feira (horário de Brasília) uma vaga para o Brasil na maratona aquática nas Olimpíadas de Londres, em 2012. Poliana ficou em sexto lugar na prova dos 10km do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Xangai (China) e assegurou a classificação olímpica. As dez primeiras colocadas na prova garantiam a vaga de seus respectivos países para os Jogos Olímpicos do ano que vem.

Poliana cumpriu o trajeto, realizado no mar de Jinshang em 2h02min13s. A prova foi vencida pela inglesa Keri-Anne Payne, em 2h01min58s. Ela já havia conquistado o título mundial em Roma, em 2009. A medalha de prata ficou com a italiana Martina Grimaldi (2h01min59s), enquanto a grega Marianna Lymperta terminou com o bronze (2h02min01s).

"Estou muito aliviada porque a prova foi dura, tinha mais gente do que no Mundial anterior (Roma/2009) e estava muito abafado, o que provocou a saída de muitas atletas passando mal. O Mundial no ano anterior aos dos Jogos Olímpicos é mais difícil, mais forte", disse Poliana, após a prova. Poliana Okimoto participou dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, quando ficou em sétimo lugar. No Mundial de Roma, ela ficou com a medalha de bronza na prova de 5km.

 

Foto: Divulgação

Poliana Okimoto completa a prova dos 10km da maratona aquática no Mundial de Xangai em sexto lugar

Outra brasileira, Ana Marcela Cunha, participou da prova e terminou na 11ª colocação, em 2h02min22s, fora da zona de classificação olímpica. Ana Marcela não terá mais condições de brigar por vaga para Londres. Na disputa da qualificação olímpica em Setúbal (Portugal), em maio de 2012, só poderão participar países que não se classificaram na prova desta terça-feira, em Xangai. "Estou muito triste, mas com a consciência de ter nadado bem e feito uma boa prova e ter me preparado bastante. Ainda não deu pra sentir a dor da perda da vaga olímpica, mas começo a focar os Jogos do Rio, em 2016", disse a nadadora baiana, de 19 anos.

Veja como foi o desempenho dos brasileiros nesta terça-feira em Xangai na galeria de fotos

<span>Equipe do Brasil disputou a final da rotina técnica no nado sincronizado</span> - <strong>Foto: Satiro Sodré/AGIF</strong> <span>Com a nota 85.600, o conjunto nacional ficou longe do pódio, apenas na 12ª colocação geral</span> - <strong>Foto: Satiro Sodré/AGIF</strong> <strong>Publicidade</strong> <span>Lara Teixeira e Nayara Figueira voltaram para a piscina do complexo Oriental Sports Center</span> - <strong>Foto: Satiro Sodré/AGIF</strong> <span>As brasileiras avançaram para a final da rotina livre no dueto com 86.520, na última vaga</span> - <strong>Foto: Satiro Sodré/AGIF</strong> <span>Final dos duetos livres no nado sincronizado será na próxima sexta-feira</span> - <strong>Foto: Satiro Sodré/AGIF</strong> <span>No polo aquático, a seleção feminina do Brasil sofreu mais uma derrota</span> - <strong>Foto: Satiro Sodré/AGIF</strong> <span>Depois da derrota para a Rússia na estreia, equipe feminina caiu diante da Grécia, por 11 a 8</span> - <strong>Foto: Satiro Sodré/AGIF</strong> <span>Poliana Okimoto disputou a maratona aquática de 10 km nesta madrugada</span> - <strong>Foto: Satiro Sodré/AGIF</strong> <span>Poliana Okimoto completou o percurso em 2h02min13 e ficou com a sexta colocação</span> - <strong>Foto: Divulgação</strong> <span>Com o desempenho, ela assegurou vaga para o Brasil nas Olimpíadas de Londres-2012</span> - <strong>Foto: Divulgação</strong> <span>Já Ana Marcela bateu na trave. A prova classificava os 10 primeiros para Londres e ele ficou em 11º lugar</span> - <strong>Foto: Satiro Sodré/AGIF</strong>

Texto:
enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG

Ver de novo