Mais Esportes

enhanced by Google
 

Poliana e Ana Marcela nadam em Xangai de olho em Londres 2012

Na prova de 10km de maratona aquática, brasileiras brigam por medalhas no Mundial e ainda por vaga olímpica

iG São Paulo | 18/07/2011 18:18

Texto:
enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios

 

As brasileiras Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha buscam nesta segunda-feira, a partir das 22h (horário de Brasília), as primeiras medalhas do Brasil no Mundial de Esportes Aquáticos que está sendo realizado em Xangai, na China.As duas participam da prova de 10 quilômetros da maratona aquática no mar de Jinshang, e estão entre as cotadas para ficar no pódio, por integrarem a elite da modalidade.

Mas além de brigar por uma medalha, as duas também podem garantir ao Brasil uma vaga nas Olimpíadas de Londres, no ano que vem. Para isso, elas precisam terminar entre as dez primeiras colocadas na prova.

Será também a principal chance de classificar as duas melhores maratonistas aquáticas do Brasil para as Olimpíadas. Na maratona aquática em Xangai, caso Ana Marcela e Polina terminem entre as dez primeiras nesta terça-feira, o Brasil já terá duas vagas asseguradas. Se apenas uma delas alcançar o objetivo, a outra não terá mais chance de classificação.

A última oportunidade de obter vaga na maratona aquática nos Jogos de Londres será na Qualificação Olímpica em Setúbal (Portugal), nos dias 9 e 10 de maio de 2012, quando os nove primeiros colcoados nas provas masculina e feminina estarão classificados. Mas só poderão participar países que não tenham obtido a vaga em Xangai.

As duas brasileiras possuem um currículo respeitável na maratona aquática. A baiana Ana Marcela, de 19 anos, foi escolhida a melhor maratonista aquática do mundo pela Fina (Federação Internacional de Natação) em 2010, ano em que se sagrou a mais jovem campeã da história do Circuito da Copa do Mundo. A paulista Poliana Okimoto, de 28 anos, obteve o mesmo feito um anos antes, em 2009, quando venceu a Copa do Mundo após conquistar 11 medalhas de ouro seguidas. No Mundial de Roma, Poliana ficou com a medalha de bronze na prova de 5 quilômetros.

A tarefa de Ana Marcela e Poliana - que nas Olimpíadas de Pequim 2008 ficaram respectivamente em quinto e sétimo lugares, respectivamente - não será nada fácil em Xangai. Estarão competindo em águas chinesas as principais atletas do mundo, com as inglesas Kary-Anne Payne (campeã mundial de 2009 e vice-campeã olímpica em 2008) e Cassandra Patten (bronze em Pequim), além da ussa Ekateria Salivestova e a italiana Martina Grimaldi, respectivamente prata e bronze em Roma 2009. 

Texto:
enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG

Ver de novo