Mais Esportes

enhanced by Google
 

Mentor de Cielo diz que nadador é inocente, mas reprova suplemento

Treinador do brasileiro entre 2006 e 2010, Brett Hawke coloca a mão no fogo por ex-pupilo, mas diz que recomendava apenas vitaminas

Pedro Taveira, iG São Paulo | 05/07/2011 16:30

Texto:
enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios

“Cesar não é drogado. Ele é o legítimo campeão mundial e olímpico”. A frase forte e categórica foi enviada ao iG por e-mail por Brett Hawke, ex-treinador de Cesar Cielo, nesta terça-feira. A mensagem enfatiza a crença do australiano na inocência do brasileiro no caso de doping por furosemida. Isso porque minutos antes, ele já havia falado por telefone. E, ainda depois, chegou a enviar um segundo e-mail, para ressaltar que seu ex-pupilo “não chegou a este ponto na carreira por ter a cabeça fraca”.

O iG apurou nesta terça-feira que a família Cielo sondou o advogado que fez a defesa no caso Maurren Maggi a fim de cuidar do caso de Cesar.

Técnico da Universidade de Auburn e da seleção universitária dos Estados Unidos, Hawke põe a mão no fogo por Cielo. Mas deixa claro que não recomenda o uso de suplementos alimentares, possível causa do doping do nadador. “Nós não recomendamos para os atletas tomar qualquer suplemento. Nós dizemos a eles para comerem bem e terem uma dieta saudável”, afirmou. A contaminação de um destes suplementos é a explicação dada pelo brasileiro para se justificar.

Ao lado de Hawke, Cielo conquistou o ouro olímpico nos 50m livre e os títulos mundiais nos 50m e 100m livre. Eles não trabalham juntos desde 2010, quando encerraram a parceira por conta dos maus resultados obtidos no Pan-Pacífico daquele ano. Na época, o brasileiro alegou que vinha recebendo pouca atenção do técnico. Mas a confiança de Hawke no pupilo segue mais forte que nunca, como ele declarou ao iG na seguinte entrevista:

iG: Como era a relação de vocês?
Brett Hawke: Sempre tivemos uma boa relação.

iG: Ele sempre tomou suplementos alimentares?
Brett Hawke: Eu não sei o que ele estava tomando quando estava comigo em termos de suplementos. O que eu posso dizer é que Cesar é um atleta de ponta e muito protetor com qualquer coisa que ele coloca em seu corpo. A única coisa que eu sabia que ele estava tomando eram suas vitaminas normais como qualquer outro atleta.

Dizemos aos atletas para comerem bem. Se quiserem tomar alguma coisa, recomendamos multi-vitamínicos. É isso.

iG: Não havia nenhum controle de sua parte? Não havia nenhuma precrição do que ele deveria tomar?
Brett Hawke: Eu não sei de nenhuma prescrição de suplementos que ele deveria ou não tomar. A única coisa que eu recomendava a ele eram multi-vitamínicos.

iG: Ele tomava suplementos por conta própria?
Brett Hawke: Sim.

iG: Estes suplementos são importantes para os atletas?
Brett Hawke: Eu não sei... Eu não sei o que ele estava tomando. Penso que ele é um atleta muito forte, então tomar suplementos vitamínicos é muito normal

Foto: Getty Images

Cesar Cielo vibra ao conquistar título dos 50m livre no Mundial piscina olímpica em 2009

iG: Diz para seus atletas consumirem isso?
Brett Hawke:
Não. Eu digo a meus atletas que mantenham uma dieta saudável e balanceada com frutas e vegetais.

iG: Recomenda no time de Auburn ou na seleção americana?
Brett Hawke:
Nós não recomendamos para os atletas tomar qualquer suplemento. Nós dizemos a eles para comerem bem e, se forem tomar alguma coisa, nós só recomendamos que tomem multi-vitamínicos. É isso.

Cesar nunca precisou e nunca irá precisar de drogas para vencer. Ele provou isso ao longo dos anos.

iG: Considera que a advertência no caso do doping é uma pena justa?
Brett Hawke:
Acho que é justa. Eu conheço Cesar e sei que ele não é um drogado. Ele é o legítimo campeão olímpico e mundial. Ele provou isso ao longo dos anos. Ele nunca precisou e nunca irá precisar de drogas para vencer.

iG: Sabendo do regulamento da Fina (Federação Internacional de Natação), acha que a punição pode aumentar?
Brett Hawke:
Eu concordo com o que a Federação Brasileira ou a Fina decidirem. Isto é um engano terrível e Cesar voltará mais forte desta experiência. Ele não chegou até este ponto em sua vida porque tem cabeça ou espírito fracos. Ele é uma das pessoas mais fortes que eu conheço e ele voltará mais forte do que nunca disso. Ele pode cair mais algumas vezes, mas seus amigos irão levantá-lo e encorajá-lo.

Texto:
enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG

Ver de novo