Mais Esportes

enhanced by Google
 

Felipe França se recupera no fim e é campeão mundial dos 50m peito

Em Xangai, brasileiro nadou em 27s01 e conquistou medalha de ouro inédita. "Um peso grande saiu das minhas costas", disse o atleta

iG São Paulo | 27/07/2011 08:46 - Atualizada às 13:22

Texto:
enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios

Felipe França é campeão mundial dos 50m peito. Em Xangai, o brasileiro nadou em 27s01 e conquistou medalha de ouro inédita para o país. A prata ficou com o italiano Fabio Scozzoli, enquanto o sul-africano Cameron Van Der Burgh ganhou o bronze. Eles completaram o percurso em 27s17 e 27s19, respectivamente.

Apesar da vantagem obtida, a final desta quinta-feira não foi tranquila. França largou mal e teve que recuperar terreno ao longo da disputa. Seu tempo de reação, 0s68, foi mais demorado do que seus principais rivais. Atrás no início, o brasileiro assumiu a liderança somente na metade do percurso e, a partir de então, abriu caminho para a vitória.

"Eu tenho certeza de que um peso grande saiu das minhas costas, a pressão foi grande pela prova dos 100m peito. Eu tinha feito um grande tempo na primeira eliminatória, em que poderia estar entre os quatro melhores, mas depois piorei", disse França à rádio Estadão/ESPN. Ele terá apenas os 100m para disputar nos Jogos de Londres já que a prova dos 50m não está no programa olímpico. "Com certeza, eu me vejo forte para as Olimpíadas. Já tive oportunidade de ficar lado a lado com os melhores aqui na China".

<span>Felipe França conquista o ouro nos 50m peito no Mundial em Xangai</span> - <strong>Foto: AP</strong> <span>França já era dono de uma medalha de prata na prova do Mundial de Roma, em 2009</span> - <strong>Foto: AFP</strong> <strong>Publicidade</strong> <span>O brasileiro nadou a final dos 50m peito em Xangai na raia 5</span> - <strong>Foto: AFP</strong> <span>Felipe França chegou à decisão no Mundial com o segundo melhor tempo das semifinais</span> - <strong>Foto: AFP</strong> <span>Placar eletrônico do Oriental Sports Center mostra as raias da final dos 50m peito</span> - <strong>Foto: AP</strong> <span>Brasileiro chegou a ficar para trás, mas se recuperou e conquistou o ouro</span> - <strong>Foto: AP</strong> <span>Com o tempo de 27s01, França é o primeiro brasileiro campeão mundial nos 50m peito</span> - <strong>Foto: Getty Images</strong> <span>Soco na água para comemorar a vitória no Oriental Sports Center</span> - <strong>Foto: Getty Images</strong> <span>Essa é a primeira medalha de França neste Mundial. Ele nadou os 100m peito, mas não passou das semis</span> - <strong>Foto: Satiro Sodré/AGIF</strong> <span>Já na prova de 50m, Felipe ficou com o ouro, seguido pelo italiano Fabio Scozzoli e pelo sul-africano Cameron Van Der Burgh</span> - <strong>Foto: Satiro Sodré/AGIF</strong> <span>Com esta medalha, o Brasil já soma três ouros no Mundial de esportes aquáticos em Xangai</span> - <strong>Foto: Satiro Sodré/AGIF</strong>

LEIA TAMBÉM: Cielo se garante na final dos 100m livre em Xangai

O resultado coroa o bom momento vivido pelo nadador. Após o vice-campeonato no Mundial de Roma, em 2009, quando foi superado justamente por Van Der Burgh, recordista da prova, o brasileiro faturou o Pan-Pacífico e o Mundial de piscina curta no ano passado. Em Xangai, entrou como um dos principais favoritos.

A medalha de ouro inclui Felipe na seleta galeria de brasileiros campeões mundiais de natação. Antes dele, apenas Ricardo Prado, nos 400m medley em 1982, Cesar Cielo, nos 50m e 100m livre em 2009 e nos 50m borboleta em 2011, e Ana Marcela Cunha, na maratona de 25km também em 2011, haviam conseguido tal honraria.

Em Xangai, França ainda defenderá o Brasil no revezamento 4x100m medley.

Confira o resultado completo da prova dos 50m peito do Mundial de Xangai:

NADADOR PAÍS TEMPO
1º Felipe França Brasil 27s01
2º Fábio Scozzoli Itália 27s17
3º Cameron Van Der Burgh África do Sul 27s19
4º Hendrik Feldwehr Alemanha 27s41
5º Alexander Dale Oen Noruega 27s43
6º Mark Gangloff Estados Unidos 27s58
7º Lennart Stekelenburg Holanda 26s65
8º Damir Dugonjic Eslováquia 28s00

 

Texto:
enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG

Ver de novo