Mais Esportes

enhanced by Google
 

"É difícil de digerir", diz Cielo sobre advertência por doping

Segundo jornal francês, campeão olímpico voltou a alegar inocência por uso de furosemida e contestou pena branda aplicada por CBDA

iG São Paulo | 12/07/2011 14:18

Texto:
enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios

Cesar Cielo quebrou o silêncio. Não oficialmente, tampouco à imprensa brasileira. Mas, em Macau, de onde se prepara para a disputa do Mundial de Xangai, o campeão olímpico falou. Ainda sem saber se poderá competir em virtude do julgamento de seu doping pela CAS (Corte Arbitral do Esporte), o nadador disse que está difícil aceitar o drama.

LEIA TAMBÉM: "Pensei que o pessoal fosse ficar mais atento", diz Daynara

“Espero que a decisão seja a mesma [que a CBDA (Confederação Brasileira de Depostos Aquáticos) tomou]”, afirmou Cielo, que driblou jornalistas nacionais ao antecipar sua viagem ao Mundial, segundo o jornal francês L’Equipe. “Mas só a advertência já é difícil de digerir porque eu não fiz nada”.

Flagrado em exame antidoping durante a última edição do Troféu Maria Lenk, em maio, Cielo testou positivo para furosemida, diurético que pode mascarar a presença de outras substâncias proibidas. Henrique Barbosa, Vinícius Waked e Nicholas Santos também foram flagrados. Após alegarem contaminação cruzada de um suplemento alimentar à base de cafeína, todos receberam a pena branda da CBDA.

LEIA TAMBÉM: Felipe França defende Cielo, mas aprova rigor em antidoping

Porém, na última semana, a Fina (Federação Internacional de Natação) apelou à CAS (Corte Arbitral do Esporte) por uma punição maior. Em virtude da realização do Mundial, foi pedida urgência na análise do caso e o veredicto pode sair até 24 de junho, primeiro dia de competições em Xangai.

A sanção máxima prevista pela Wada (Agência Mundial Antidoping) é de dois anos, mas esta pode ser reduzida se for constatado que não houve culpa ou negligência por parte do atleta. Porém, uma suspensão de pelo menos seis meses excluiria Cielo não só do torneio chinês, mas também dos Jogos Olímpicos de 2012.

Texto:
enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG

Ver de novo