Mais Esportes

enhanced by Google
 

Cielo volta ao Brasil e lidera projeto de excelência na natação

Campeão olímpico e mundial refaz parceria com antigo técnico e une promessas do esporte brasileiro para idealizar o PRO 16

Pedro Taveira, iG São Paulo | 15/02/2011 17:53

Compartilhar:

Junte sete promessas da natação brasileira e as coloque para treinar junto com o maior nadador do país na atualidade. Está criado o PRO 16” (Projeto Rumo ao Ouro). Idealizado por Cesar Cielo, que confirmou na tarde desta terça-feira em entrevista coletiva seu retorno ao Brasil, a inovadora iniciativa tem como objetivo formar um grupo de excelência na natação.

"Nossa intenção é fazer um trabalho de excelência com um grupo pequeno e atingir resultados de alto nível. Temos um planejamento fechado até os Jogos do Rio, em 2016. A ideia não é formar nadadores", explicou Cielo, que decidiu deixar os treinos nos Estados Unidos. "A opção de sair de lá foi 'feeling'. Não estava satisfeito com meus resultados. Não existe melhor lugar ou técnico para se treinar. Há aquele com quem você se entende".

Foto: Futura Press

Cielo vai colocar o próprio dinheiro do projeto PRO 16, que visa os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

O projeto contará com as participações de Nicholas Santos, André Schultz, Henrique Rodrigues, Leonardo de Deus, Tales Cerdeira e Vinicius Waked. Todos foram convidados por Cielo e vêm trabalhando desde segunda-feira da semana passada. "Esta é uma união de amigos. O fato de treinarmos juntos independe de nossos clubes", disse Cesar, que tem contrato com o Flamengo.

César Cielo volta a treinar no Brasil

O grupo é orientado por Alberto Silva, técnico que se demitiu do Pinheiros no início do ano e é espécie de tutor de Cielo. "Saí de lá pelo Cesar. Já tinha contruído tudo no clube e fui em busca de um novo desafio", disse Silva, que trouxe o nadador, natural de Santa Bárbara d'Oeste, para treinar com ele na capital paulista.

Ainda não está definido quem irá pagar a conta de R$ 1,9 milhão, valor inicial a ser investido com transportes, equipamentos e comissão técnica nesta nova experiência. Cielo afirmou que, no momento, os atletas bancarão todos os gastos. "É um pontapé inicial e estamos bancando. Não queríamos tirar do próprio bolso, mas as Olimpíadas [de 2012] estão próximas", comentou o atual campeão olímpico e mundial, que disse estar à procura de parcerias.

O PRO 16 conta com o apoio da Secretaria de Esportes da cidade de São Paulo e o local escolhido para o desenvolvimento do projeto é o COTP (Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa), localizado no bairro do Ibirapuera, na zona sul da cidade. Segundo Cielo, lá se encontra a melhor piscina olímpica do país.

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo