Mais Esportes

enhanced by Google
 

Cielo decepciona e fica apenas em quarto nos 100m livre em Xangai

Brasileiro lidera maior parte da prova, é superado nos metros finais e perde o bronze por 0s01. Australiano James Magnussen fica com o ouro

iG São Paulo | 28/07/2011 07:44 - Atualizada às 10:56

Texto:
enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios

Foto: Divulgação Ampliar

Cesar Cielo lamenta a derrota na final dos 100m livre no Mundial de Xangai

Se surpreendeu ao conquistar o título dos 50m borboleta no Mundial de Xangai, Cesar Cielo decepcionou em sua maior especialidade. Nesta sexta-feira, o brasileiro foi apenas o quarto colocado na prova dos 100m livre e não conseguiu o bicampeonato. Pior: o nadador teve de se contentar em ficar fora do pódio. A medalha de ouro ficou com o australiano James Magnussen. O canadense Brent Hayden ganhou a prata e o francês William Meynard, o bronze.

Principal favorito à vitória, Cielo liderou a maior parte da prova. O brasileiro teve o melhor tempo de reação na largada entre todos os competidores (0s66) e bateu os primeiros 50m na primeira posição, mas perdeu o fôlego e a queda veio nos metros finais. Ele completou a prova em 48s01, contra 47s63 do campeão Magnussen, 47s95 de Hayden e 48s00 de Meynard, e ficou sem medalha por apenas 0s01.

Foto: AP Ampliar

Ao lado do campeão Magnussen, Cielo vê seu resultado na final dos 100m livre

Apesar de ter ficado fora do pódio, Cielo aproveou seu rendimento nesta final. "Foi um centésimo! Mas estou muito satisfeito com a prova. Tive um bom rendimento. Foi mais ou menos o que eu esperava, acho que fui bem", falou o brasileiro. "Agora vou me estabilizar nos 50m e na prova desta sexta, portanto tenho que descansar um pouco".

Este é o primeiro grande fracasso de Cielo desde que começou a se destacar no cenário mundial, nos Jogos Olímpicos de 2008. Coincidentemente, a derrota vem logo após o caso de doping por furosemida. Apenas advertido pela CAS (Corte Arbitral do Esporte), o nadador passou três semanas com o futuro incerto diante da possibilidade de uma suspensão. Em Xangai, ele já havia falado que sua preparação para a competição não havia sido a ideal.

Desde o bronze nos 100m livre em Pequim, o maior nadador da história brasileira não amargava um lugar fora do pódio nas competições de primeira grandeza. Em 2009, sagrou-se campeão mundial em Roma. No ano passado, o atleta ganhou o bronze no Pan-Pacífico, em resultado que o desagradou na época, e o ouro no Mundial de Dubai, realizado em piscina curta. Já em 2011, amargou o vice-campeonato no Troféu Maria Lenk, quando foi superado por Bruno Fratus.

Em Xangai, Cielo ainda defenderá o título mundial dos 50m livre. A eliminatória e a semifinal serão realizadas nesta sexta-feira. A decisão será na manhã de sábado (horário de Brasília). No domingo, o brasileiro encerra sua participação na competição no revezeamento 4x100m medley.

Confira o resultado completo da final dos 100m livre do Mundial de Xangai:

NADADOR PAÍS TEMPO
1º James Magnussen Austrália 47s63
2º Brent Hayden Canadá 47s95
3º William Meynard França 48s00
4º Cesar Cielo Brasil 48s01
5º Fabien Gilot França 48s13
6º Nathan Adian Estados Unidos 48s23
7º Luca Dotto Itália 48s24
8º Sebastiaan Verschuren Holanda 48s27

 

Texto:
enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG

Ver de novo