Tamanho do texto

Atletas do clube Paineiras fazem até aulas de circo para melhorar o desempenho na água e as acrobacias

Rotina de nado sincronizado conta com elementos na água e também belos saltos
Aretha Martins/iG
Rotina de nado sincronizado conta com elementos na água e também belos saltos

O nado sincronizado é, sem dúvida, um esporte plástico. As atletas fazem um balé na água com os braços para fora ou de cabeça para baixo e também realizam saltos que impressionam. Mas como começa tudo isso? Como nasce uma coreografia de nado sincronizado?

Deixe seu recado e comente com outros leitores

O iG acompanhou os treinos das equipes júnior e sênior do clube Paineiras, em São Paulo, para mostrar que o esporte não é feito apenas na piscina. As atletas inovaram e fazem até aulas de circo para aprimorar as acrobacias e conseguir boas notas dos juízes.


"A seleção nacional conta com a ajuda de um preparador de saltos ornamentais, mas não conheço outro clube que treina isso no Brasil", explica Andrea Cury, técnica do clube paulista e da seleção. "É uma outra linguagem e é uma coisa que está dando super certo porque a gente está conseguindo inovar o que era uma coisa um pouco deficiente nossa. Eu não tenho essa experiência. A gente sabe fazer boas coreografias e não boas acrobacias", completa Andrea.

As aulas de circo incluem elementos no solo e em aparelhos, como a cama elástica. As equipes do Paineiras adotaram a prática há aproximadamente dois anos. 

O vídeo abaixo mostra os elementos básicos de uma coreografia de nado sincronizado, um pouco da aula de circo e também o resultado final. O clube foi campeão brasileiro na temporada e uma das rotinas apresentadas falou sobre os protestos no Brasil. Veja como ficou:


Segundo Andrea Cury, o trabalho começa em fevereiro ou março, com a criação e montagem da nova rotina. Cada equipe tem uma coreografia principal para trabalhar por ano. As competições são nos meses de setembro, outubro e novembro. E por enquanto, ela afirma que já está pensando em 2014, mas ainda não se dediciu sobre o que será apresentado na água. Resta esperar pelo novo balé. 

*vídeo: imagens e edição de Aretha Martins