Tamanho do texto

Essa é a primeira vez que o futebol americano no Brasil lança um campeonato unificado, com 30 times participantes

Futebol Americano terá campeonato no Brasil
DIVULGACAO/REPRODUÇÃO
Futebol Americano terá campeonato no Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) divulgou, nesta terça-feira (28), as tabelas preliminares da Superliga Nacional, o primeiro campeonato unificado da modalidade.

O evento começa no dia 9 de julho e contará com 30 equipes do País inteiro. Serão quatro grupos, chamados de conferências: dois deles (Nordeste e Sul) terão sete equipe e os restantes (Sul e Sudeste), oito. Os 16 melhores passam para a fase de mata-mata, em jogos únicos.

Essa é a primeira vez que o futebol americano no Brasil lança um campeonato unificado. Até março de 2016, havia duas grandes competições que dividiam a participação dos times – o Campeonato Brasileiro e o Torneio Touchdown.

De acordo com a tabela divulgada pela CBFA, todas as partidas ocorrerão aos finais de semana. A primeira fase termina no primeiro final de semana de outubro, e as demais ainda não têm data definida.

Veja as conferências:

Regulamento

Os 30 times se dividem em quatro conferências (Norte, Sul, Leste e Oeste), e cada uma delas possui dois grupos. Na primeira fase, os times de um mesmo grupo se enfrentam em partidas de ida e volta, e ainda jogam uma partida apenas de ida contra times de outro grupo, da mesma conferência.

No caso das conferências com sete times, todos se enfrentam contra todos em turno único. Os 16 melhores das quatro conferências passam para a fase de mata-mata. A final da temporada, chamada de Brasil Bowl, será realizada em jogo único.