Tamanho do texto

Novidade nesta temporada, uniformes monocromáticos causam transtornos para quem tem dificuldade de diferenciar cores

Os uniformes monocromáticos utilizados na NFL causaram problemas para quem sofre de daltonismo
AL BELLO/GETTY IMAGES SPORT
Os uniformes monocromáticos utilizados na NFL causaram problemas para quem sofre de daltonismo

O MetLife Stadium recebeu nesta quinta-feira o encontro entre New York Jets e Buffalo Bills pela temporada regular da NFL. Apesar da vitória dos visitantes na partida que marcou o reencontro do técnico Rex Ryan com a torcida do Jets, o destaque acabou ficando por conta da escolha dos uniformes das equipes.

Novidade na NFL, os uniformes utilizados nas partidas de quinta-feira são monocromáticos, ou seja, são inteiros de uma cor só. Criados pela Nike, os uniformes chamados de "Color Rush" são produzidos em sua totalidade na cor principal de cada franquia. No caso da partida de ontem, o verde dos Jets e o vermelho dos Bills.

NBA: Com 46 pontos de Curry, Warriors batem Wolves e estabelecem marca histórica

A inovação, que a princípio assusta os fãs da NFL, também pode causar problemas para pessoas que sofrem de daltonismo (cerca de 5% da população mundial). Na partida de ontem, as pessoas que apresentassem dificuldade de diferenciar as cores verde e vermelha não conseguiam identificar os jogadores das duas equipes.

Nas redes sociais, os admiradores da modalidade tornaram a situação um dos temas mais comentados na internet durante a partida. O repórter Jeff Darlington, da NFL Network, canal oficial da Liga, usou sua conta no twitter para mostrar sua indignação.

"Em nome de todos os que lidam com um daltonismo suave que torna difícil diferenciar vermelho e verde... Digo que isto é uma piada cruel", disse o jornalista, que também sofreu com a diferenciação das equipes durante a partida.

O canal especializado em esporte Deadspin postou duranto o encontro uma simulação que mostra como os daltônicos que possuem dificuldade em diferenciar as duas cores estavam vendo a partida. Confira:

Apesar das críticas recebidas, a NFL deve manter a inovação nas partidas que ocorrem nas noites de quinta-feira, conforme a divulgação feira pela Nike do jogo entre Tennessee Titans e Jacksonville Jaguars. Porém, a combinação azul e laranja não deve atrapalhar tanto a vida de quem sofre de daltonismo.

Uniforme monocromático será mantido na partida entre Tennessee Titans e Jacksonville Jaguars
Divulgação/Twitter
Uniforme monocromático será mantido na partida entre Tennessee Titans e Jacksonville Jaguars


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.