Mais Esportes

enhanced by Google
 

Volta da França chega à metade com favoritos perseguindo anfitrião

Líder, Thomas Voeckler tenta acabar com jejum de franceses na competição. Nesta quinta, começa a etapa montanhosa

Francisco De Laurentiis, iG São Paulo | 14/07/2011 07:15

Texto:
enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios

Foto: AP Ampliar

Voeckler está feliz da vida com a camisa amarela, mas terá dificuldade para segurar os "reis da montanha" Contador e Schleck nos próximos dias

Quando começou a Volta da França, no dia 2 de julho, a lista de favoritos contava com alguns dos grandes nomes do ciclismo mundial, como o espanhol Alberto Contador, os irmãos luxemburgueses Frank e Andy Schleck, o australiano Cadel Evans, o italiano Ivan Basso, o russo Alexander Vinokourov, o britânico Mark Cavendish e o suíço Fabien Cancellara. Após 11 etapas, no entanto, quem está vestindo a camisa amarela do líder é o francês Thomas Voeckler (equipe Europcar), que tenta acabar com um longo jejum: desde 1985, com Bernard Hinault, um ciclista do país anfitrião não vence a Volta.

Voeckler tem tempo de prova de 45h52min39s, 1min49s à frente do segundo colocado, o espanhol Luís-León Sánchez. Forte nas arrancadas, o francês aproveitou bem a parte plana e de média montanha da competição (da primeira até a 11ª etapa) para tomar a camisa amarela do norueguês Thor Hushovd na nona prova, de Issoire a Saint-Flour. Após defender a liderança por duas rodadas, o francês terá nesta quinta-feira o início de seu maior desafio: resistir à perseguição dos favoritos nas três etapas de montanha que estão por vir.

Apesar de ser experiente (também liderou a edição 2004 da Volta da França) e forte nas subidas, Thomas Voeckler terá trabalho para segurar o ímpeto de Contador e dos irmãos Schleck, referências mundiais nos trechos montanhosos. Os favoritos, que estavam meio esquecidos na tabela de classificação, já começaram a reagir e sentir o "cheiro" da camisa amarela. Frank Schleck está em quarto, uma posição à frente do irmão Andy. Contador está em 16°, mas deve ficar próximo dos primeiros quando o tour chegar a Plateau de Beille, fim da primeira parte de montanha da competição. Confira os vencedores de cada etapa até aqui:

<span>O belga Philippe Gilbert venceu a etapa 1, de Passage du Gois a Mont des Alouettes</span> - <strong>Foto: Getty Images</strong> <span>A equipe Garmin-Cerveló, dos EUA, venceu a tomada de tempo da etapa 2, em Les Essarts</span> - <strong>Foto: Getty Images</strong> <strong>Publicidade</strong> <span>O norte-americano Tyler Farrar levou a melhor na etapa 3, entre Olonne-sur-Mer e Redon</span> - <strong>Foto: Getty Images</strong> <span>O australiano Cadel Evans sobrou na quarta etapa, entre Lorient e Mûr-de-Bretagne</span> - <strong>Foto: Getty Images</strong> <span>Na etapa 5, entre Carhaix e Cap Fréhel, o britânico Mark Cavendish conseguiu a primeira de suas três vitórias até agora</span> - <strong>Foto: Getty Images</strong> <span>Ne etapa 6, entre Dinan e Lisieux, quem ficou na frente foi Edvald Boasson Hagen, da Noruega,</span> - <strong>Foto: Getty Images</strong> <span>A sétima etapa foi entre Le Mans e Chateauroux. Mark Cavendish chegou na frente pela segunda vez</span> - <strong>Foto: Getty Images</strong> <span>O portugês Rui Costa disse "não acreditar" que havia vencido a etapa 8, entre Aigurande e Super-Besse</span> - <strong>Foto: Getty Images</strong> <span>Entre Issoire e Saint-Flour, na nona etapa, quem se deu melhor foi o espanhol Luis-León Sánchez</span> - <strong>Foto: Getty Images</strong> <span>A etapa 10, entre Aurillac e Carmaux, viu o triunfo do alemão André Greipel</span> - <strong>Foto: Getty Images</strong> <span>O britânico Mark Cavendish conseguiu sua terceira vitória na etapa 11, entre Blaye-les-Mines e Lavaur, e ganhou a camisa verde</span> - <strong>Foto: Getty Images</strong>

A Volta 2011 terá dois conjuntos de trechos montanhosos, separados por uma etapa plana e por um dia de descanso: o primeiro começa nesta quinta-feira e vai até sábado, enquanto domingo os ciclistas pedalam na reta, tirando a segunda-feira para descansar. Em seguida, no dia 19, um trecho de média montanha, seguido por mais três etapas de montanha, do dia 19 ao 22. Se a escrita de 2010 se repetir, Andy Schleck ou Alberto Contador devem estar na ponta após o sobe e desce (a Volta acaba no dia 24, em Paris).

No ano passado, o luxemburguês vestiu a camisa amarela na nona etapa, primeiro trecho de montanha alta da edição, enquanto o espanhol assumiu a ponta da Volta na etapa 15, um dia após começar a segunda série de trechos montanhosos. Contador aproveitou melhor, não tirou mais a veste do líder e sagrou-se campeão, sendo depois acusado de doping. Ele será julgado pela CAS (Corte Arbitral do Esporte) nos dias 1º e 3º de agosto.

Foto: EFE Ampliar

Contador não está bem até o momento, mas deve subir na classificação nas montanhas

Outras categorias
Apesar da fama verdadeira ficar com o homem de amarelo, outras categorias também têm disputadas acirradas na Volta da França. A luta pela camisa verde, do líder por pontos, está sendo liderada pelo britânico Mark Cavendish, especialista no plano e que já venceu três etapas na edição (quinta, sétima e 11ª). A veste de bolinhas vermelhas, do "rei da montanha", está com o holandês Johnny Hoogerland, que sofreu um acidente feio no arame farpado na nona etapa. A camisa branca, do melhor jovem, está com o holandês Robert Gesink, enquanto o time com melhor tempo é o Europcar (do líder Voeckler), seguido pelo Leopard-Trek (dos irmãos Schleck).

Vale lembrar que, para ser campeão da Volta da França (camisa amarela), não é necessário vencer nenhuma etapa da competição, bastando apenas terminar com o melhor tempo geral. Na última edição, por exemplo, o espanhol Alberto Contador não terminou em primeiro em nenhuma prova, mas sagrou-se campeão, enquanto Mark Cavendish faturou quatro etapas, mas não ficou nem entre os dez melhores na tabela de tempos.

Texto:
enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG

Ver de novo