Mais Esportes

enhanced by Google
 

Manchada pelo doping, Volta da França 2011 começa neste sábado

Atual campeão e com julgamento marcado, espanhol Alberto Contador tenta o quarto título nas últimas cinco edições

Francisco De Laurentiis, iG São Paulo | 01/07/2011 13:00

Texto:
enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios

Começa neste sábado a 98ª edição da Volta da França, mais importante competição do ciclismo mundial. Ao todo, os atletas irão percorrer 3430,5 km em 21 etapas, com dois dias de descanso. No percurso, que também passa pela Itália (cidade de Pinerelo, na etapa 19), há trechos planos, de média montanha e de montanha - estes, os mais desgastantes e perigosos. A competição termina no dia 24 de julho, um domingo, quando os ciclistas percorrem 95 km de Créteil até Paris. Na capital francesa, eles serão recepcionados por uma multidão na avenida Champs-Élysées. Veja o percurso da Volta:

Veja o percurso da Volta da França 2011

Nos últimos anos, a Volta da França tem sido manchada por escândalos de doping. Alberto Contador, campeão da edição 97 (e dono de outros dois títulos), foi pego no teste em 2010, devido à substância anabolizante clembuterol. Ele foi absolvido pela Federação Espanhola de Ciclismo, mas será julgado pela CAS (Corte Arbitral do Esporte) nos dias 1º e 3º de agosto, podendo perder seu título. Contador alega que ingeriu o clembuterol presente em carne contaminada pelo hormônio. Na edição 2011, ele tem incrição confirmada e poderá competir normalmente pela equipe Saxo Bank.

"Ficar focado somente na corrida é algo que me acostumei a fazer ao longo dos anos. Não terei problemas com isso", disse Contador, afirmando que não irá se destrair pensando no julgamento na CAS - que pode inclusive cancelar seu título do Giro da Itália neste ano. Quando perguntado sobre seu caso de doping, o espanhol foi curto e grosso: "Sempre disse que sou contra o doping, tolerância zero, mas vocês (jornalistas) podem pensar o que quiserem", disparou. Confira as belas paisagens da Volta da França:

<span>Quando estiverem perto de Lorient, na etapa 4, os ciclistas ainda estarão na parte plana da Volta</span> - <strong>Foto: Getty Images</strong> <span>Já na cidade de Lorient, os atletas vão passar por belas construções, como essa catedral</span> - <strong>Foto: Getty Images</strong> <span>Na etapa 6, os competidores vão passar pelas estreitas ruas de Dinan e ganhar o apoio dos locais</span> - <strong>Foto: Getty Images</strong> <span>No caminho até Lisieux, as plantações de trigo ajudam a deixar a paisagem com um bonito colorido</span> - <strong>Foto: Getty Images</strong> <span>Nas proximidades de Chateauroux, os ciclistão devem encontrar alguns competidores "diferentes"</span> - <strong>Foto: Getty Images</strong> <span>Na etapa 8, em Aigurande, as coisas começam a complicar: é o início do trecho de média montanha</span> - <strong>Foto: Getty Images</strong> <span>Nada como as belas construções de Issoire para ajudar a superar o trecho de média montanha da etapa 9</span> - <strong>Foto: Getty Images</strong> <span>Na zona rural do vilarejo de Saint Flour, os atletas vão cruzar com simpáticas vacas pastando</span> - <strong>Foto: Getty Images</strong> <span>Na etapa 12, os ciclistas vão poder conferir de perto as belas plantações de girassóis de Lavaur</span> - <strong>Foto: Getty Images</strong> <span>Na etapa 13, começa o trecho de montanha, perto de Luz-Ardiden. É a parte mais desgastante da Volta</span> - <strong>Foto: Getty Images</strong> <span>Os 152,5 km entre as cidades de Pau e Lourdes, na etapa 14, são todos cheios de curvas pelas montanhas</span> - <strong>Foto: Getty Images</strong> <span>Após três dias de montanha, os ciclistas voltam ao plano na etapa 16 da Volta, perto de Montpellier</span> - <strong>Foto: Getty Images</strong> <span>Se o cansaço bater na etapa 19, perto da cidade de Gap, a visão deste belo lago pode ajudar no sprint</span> - <strong>Foto: Getty Images</strong> <span>Na etapa 20, perto de Col du Galibier, os competidores voltarão a suar a camisa em trechos de montanha</span> - <strong>Foto: Getty Images</strong> <span>A tomada de tempo por equipe na etapa 22, em Grenoble, será feita ao aroma da flor de lavanda</span> - <strong>Foto: Getty Images</strong> <span>No dia 24 de julho, após 23 etapas, os ciclistas finalmente chegam a Paris, ponto final da Volta</span> - <strong>Foto: Getty Images</strong> <span>A reta final da Volta da França é na avenida Champs-Élysées, com direito a Arco do Triunfo</span> - <strong>Foto: Getty Images</strong>

Para a edição de 2011, da UCI (União Ciclística Internacional) vai adotar uma política de banimento das injeções, proibindo que os atletas recebam doses de vitaminas, enzimas e aminoácidos via agulha. O órgão avisa que injeções só serão permitidas caso seja estritamente necessário por ordem médica, e os atletas devem comunicar o uso com 24 horas de antecedências. A medida ganhou elogios: "Agora todo mundo vai jogar de acordo com as regras", disse o diretor da equipe Team Sky, Dave Brailsford.

Ao todo, participarão da Volta da França 219 atletas, divididos em 22 equipes (18 oficiais e quatro convidadas). Além do último campeão, também está confirmado na disputa o atual vice Andy Schleck (que trocou a Saxo Bank pela equipe Leopard-Trek), outro grande favorito ao título. O time RadioShack, último campeão por equipes e antiga camisa do heptacampeão Lance Armstrong (que sofreu recentemente novas acusações de doping), também está na disputa.

Ao todo, os atletas brigam por cinco prêmios, simbolizadas pela cor das camisas: campeão geral/melhor tempo (camisa amerela), campeão por pontos (verde), campeão dos trechos de montanha (bolinhas vermelhas), campeão jovem (branca) e equipe campeã. Confira o trajeto detalhado da Volta da França 2011:

ETAPA / DATA SAÍDA CHEGADA DISTÂNCIA TIPO
1) 2 de julho Passage du Gois  Mont des Alouettes  191,5 km Plano
2) 3 de julho  Les Essarts  Les Essarts  23 km  TT (time)*
3) 4 de julho  Olonne-sur-Mer  Redon 198 km  Plano
4) 5 de julho  Lorient Mûr-de-Bretagne   172,5 km  Plano
5) 6 de julho Carhaix  Cap Fréhel  164,5 km  Plano
6) 7 de julho  Dinan  Lisieux 226,5 km  Plano
7) 8 de julho  Le Mans Chateauroux   218 km  Plano
8) 9 de julho  Aigurande Super-Besse  189 km  Média montanha
9) 10 de julho Issoire Saint-Flour   208 km Média montanha
10) 11 de julho  Le Lioran Cantal  Le Lioran Cantal  - Descanso
11) 12 de julho Aurillac Carmaux  158 km  Plano
12) 13 de julho  Blaye-les-Mines  Lavaur 167,5 km  Plano
13) 14 de julho Cugnaux Luz-Ardiden   211 km  Montanha
14) 15 de julho  Pau Lourdes 152,5 km  Montanha
15) 16 de julho  Saint-Gaudens Plateau de Beille  168,5 km  Montanha
16) 17 de julho Limoux Montpellier  192,5 km Plano
17) 18 de julho Département de la Drôme   Département de la Drôme -  Descanso
18) 19 de julho Saint-Paul-Trois-Châteaux   Gap 162,5 km  Média montanha
19) 20 de julho  Gap Pinerelo (Itália) 179 km  Montanha
20) 21 de julho  Pinerolo (Itália) Col du Galibier  200,5 km  Montanha
21) 22 de julho  Modane L'Alpe d'Huez   109,5 km  Montanha
22) 23 de julho Grenoble Grenoble 42,5 km  TT (individual)*
23) 24 de julho  Créteil Paris 95 km Plano


 * TT = Time trial / tomada de tempo

Texto:
enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG

Ver de novo