Mais Esportes

enhanced by Google
 

Contador sofre queda na abertura da Volta da França

O bicampeão caiu a cerca de nove quilômetros da linha de chegada e ainda envolveu dois outros favoritos

AE | 02/07/2011 15:03

Texto:
enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios

Atual bicampeão da Volta da França, o espanhol Alberto Contador não teve sorte na primeira etapa da principal competição do ciclismo mundial, neste sábado. A cerca de nove quilômetros da linha de chegada, ele sofreu uma queda, que envolveu ainda outros favoritos, como Samuel Sánchez e Andy Schleck. Os três perderam tempo e completaram o percurso 1min20s atrás do belga Philippe Gilbert, vencedor de etapa. 

Contador, que será julgado por doping em agosto e corre a Volta da França porque foi apenas advertido pela Confederação Espanhola de Ciclismo - ele teria comido carne contaminada com a sustância dopante -, foi hostilizado pela torcida francesa durante a maior parte da prova. A queda sofrida, porém, é algo comum nas primeiras etapas, uma vez que muitos atletas, no ímpeto de mostrarem resultado, acabam se afobando e cometendo erros. 

De quebra, Contador viu um de seus principais adversários sair na frente. Gilbert nunca havia vencido uma etapa de Volta da França - logo, usará pela primeira vez no domingo a camisa amarela, reservada ao líder da competição -, mas sua vitória não chega a ser uma surpresa, uma vez que ele lidera o ranking mundial e conquistou três provas importantes este ano. 

<span>Área alagável, a Passage du Gois foi o ponto de partida da Volta da França</span> - <strong>Foto: AFP</strong> <span>Alberto Contador, tricampeão da Volta, teve problemas logo na abertura da competição neste ano</span> - <strong>Foto: AFP</strong> <span>Vincent Jerome sofreu uma queda neste sábado</span> - <strong>Foto: AFP</strong> <span>Ciclista Jeremy Roy durante etapa deste sábado da VOlta da França</span> - <strong>Foto: AFP</strong> <span>Torcida assiste à abertura da Volta da França</span> - <strong>Foto: AFP</strong> <span>Torcedores fantasiados assistem à primeira etapa da VOlta da França</span> - <strong>Foto: AFP</strong> <span>Phillippe Gilbert cruza a linha de chegada para vencer a etapa deste sábado da Volta da França</span> - <strong>Foto: AFP</strong> <span>Ciclistas percorreram quase 200 quilômetros nesta etapa</span> - <strong>Foto: AP</strong>

Gilbert, de 29 anos, completou os 191,5 km entre Paso de Gois e Mont des Alouettes em 4h41min31s, graças a um sprint vencedor nos últimos 500m da etapa. Ele foi seguido de Cadel Evans, da Austrália, três segundos atrás, e por um pelotão que fechou a prova seis segundos depois. 

No domingo, a segunda etapa será uma prova de equipes contra o relógio. Serão 23 km, com chegada e largada em Les Essarts.

Resultados e Classificação da primeira fase:

1. Philippe Gilbert (BEL/ÔMEGA PHARMA-LOTTO) 4h41min31

2. Cadel Evans (AUS/BMC RACING TEAM) 4h41min34

3. Thor Hushovd (NOR/GARMIN-CERVELO) 4h41min37

4. José Joaquín Rojas (ESP/MOVISTAR) 4h41min37

5. Jürgen Van den Broeck (BEL/ÔMEGA PHARMA-LOTTO) 4h41min37

6. Geraint Thomas (GBR/SKY PROCYCLING) 4h41min37

7. Andréas Klöden (ALE/RADIOSHACK) 4h41min37

8. Rein Taaramae (EST/COFIDIS) 4h41min37

9. Christopher Horner (EUA/RADIOSHACK) 4h41min37

10. Tony Martin (ALE/HTC-HIGHROAD) 4h41min37

Texto:
enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG

Ver de novo