Mais Esportes

enhanced by Google
 

COI pode tirar ouro olímpico de ciclista após admissão de doping

Tyler Hamilton afirmou que usou substâncias proibidas durante Atenas 2004. Ele também acusou o ex-colega Lance Armstrong

AE | 20/05/2011 11:05

Compartilhar:

O COI (Comitê Olímpico Internacional) pode tirar a medalha de ouro ganha por Tyler Hamilton nos Jogos de Atenas 2004, depois do ciclista norte-americano admitir ter se dopado, afirmou nesta sexta-feira Thomas Bach, vice-presidente da entidade. Bach disse que o comitê vai analisar as declarações de Hamilton, em que ele revelou ter usado substâncias proibidas durante sua carreira.

Em entrevista à rede norte-americana CBS, Hamilton admitiu que se dopou e disse que Lance Armstrong fez o mesmo. "Se houver alguma necessidade ou possibilidade de tomar medidas, vamos fazê-lo", disse Bach, que comanda a maioria das investigações de doping do COI. "Vamos investigar isto", afirmou o dirigente, que disse não ter visto as declarações de Hamilton.

O COI pode retroativamente tirar medalhas olímpicas se a prova de doping surgir ou um atleta admitir o consumo de substâncias proibidas. O comitê retirou de Marion Jones cinco medalhas dos Jogos de Sydney, realizado em 2000, depois dela ter admitido o uso de doping.

Foto: Getty Images

Tyler Hamilton beija sua medalha de ouro ganha em Atenas 2004. Ele admitiu que competiu dopado

A entidade olímpica já investigou Hamilton por doping após a conquista da medalha de ouro nos Jogos de Atenas. Um teste inicial sugeriu que o norte-americano tinha recebido uma transfusão de sangue, aumentando a resistência. Mas o caso foi arquivado depois de sua contraprova ser equivocadamente congelada, deixando muitos poucos glóbulos vermelhos do sangue para serem analisados.

Se o COI desqualificar Hamilton, o russo Viatcheslav Ekimov, que havia faturado a prata, ficará com o ouro. O Comitê Olímpico da Rússia fracassou em 2006 em uma ação na Corte Arbitral do Esporte para dar ouro a Ekimov, que possui dois títulos olímpicos.

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo