Tamanho do texto

A prova, com 170 km de extensão com muita serra e belas paisagens, recolocou a Cidade Maravilhosa no cenário internacional da modalidade

Rio de Janeiro retorna ao cenário internacional de ciclismo
Satiro Sodre e Vitor Silva
Rio de Janeiro retorna ao cenário internacional de ciclismo

O Grangiro de ciclismo, tradicional prova da modalidade, disputado no último domingo no Rio de Janeiro, com largada em Guapimirim e chegada em Teresópolis, deixou os cerca de 80 participantes impressionados. A prova, com 170 km de extensão com muita serra e belas paisagens, recolocou a Cidade Maravilhosa no cenário internacional da modalidade.

LEIA MAIS: Skate feminino do Brasil deve entrar para o Guinness Book; entenda o motivo

Na prova feminina de ciclismo , a vitória ficou com Daniela Figueiredo Genovesi, enquanto no masculino Ricardo Pichetta sagrou-se vencedor. “O percurso é desafiador e tem que se preparar para pedalar aqui”, resumiu Pichetta, que cruzou a linha de chegada em 4h07min45seg. Para Daniela, primeira colocada com o tempo de 4h35min01seg, o Grangiro tem tudo para ser um sucesso. “Foi muito bem organizado e me senti bastante segura durante todo o trajeto”, disse.

“O Grangiro é um evento que deve ter muito sucesso nos próximos anos. Ele foi o primeiro degrau para o crescimento do ciclismo no Rio e no Brasil. Fico muito feliz de ver tantos apaixonados pela modalidade no país. O domingo foi de festa para os amantes da bicicleta. Foi uma prova de alto nível”, afirmou o italiano Paolo Bettini, campeão olímpico em Atenas/2004 e bicampeão mundial em 2006 e 2007, bastante assediado pelos demais ciclistas.

LEIA MAIS: "Homens-pássaro" fazem corrida em queda livre nos céus a 200 km/h

Em um dia lindo de sol, os ciclistas largaram da Parada Modelo, em Guapimirim, e depois passaram por Cachoeira de Macacu e Nova Friburgo, até a chegada em Teresópolis. Edwaldo Knupp, integrante da equipe Speed Bikers, juntamente com Wagner Silva Soares e Pedro Barbosa, ficou impressionado com o que viu no Grangiro. “Eu me senti participando de um legítimo Granfondo italiano. O percurso é magnífico e todos os cuidados com a segurança dos ciclistas foram tomados. A estrutura do evento também estava ótima. Já estou ansioso para a prova do ano que vem”, ressaltou.

André Gracindo, diretor técnico do Grangiro, comemorou o sucesso da iniciativa. “Tudo funcionou muito bem graças ao trabalho em equipe, entre organização e atletas, que acreditaram nesse projeto inovador. Nosso objetivo foi realizar um evento inovador no Brasil”, contou. Atleta amador há mais de 20 anos e desde 2015 na Effect Sport, organizadora da prova, Gracindo ouviu muitos elogios dos participantes. “Tudo saiu conforme planejado, graças a muita conversa e trabalho antes da largada. O objetivo é ter uma prova ainda melhor em 2017”, completou.

Resultados oficiais feminino

1. Daniela Figueiredo Genovesi – 4h35min01seg

2. Valéria Ciarnuto - 4h57min11seg

3. Paula Decclesia Farace - 5h15min37seg

Masculino

1.Ricardo Pichetta – 4h07min45seg

2.Leonardo Fernandes de Aguiar – 4h11min42seg

3.Anderson Getulio Cordeiro Rita – 4h12min46seg 

Após o apoio e o alto nível dos ciclistas participantes da edição inaugural, já estão abertas as inscrições para a edição de 2017 através do site oficial do Grangiro  de ciclismo.

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.