Tamanho do texto

Yasuhiro Suzuki colocou substâncias proibidas na bebida de Seiji Komatsu, um de seus principais adversários na briga por uma vaga em Tóquio 2020

Yasuhiro Suzuki, atleta da canoagem do Japão
Reprodução
Yasuhiro Suzuki, atleta da canoagem do Japão

Um caso incomum foi revelado pela Agência Antidoping do Japão. Yasuhiro Suzuki recebeu a suspensão de oito anos após ter provocado doping em um adversário. O atleta de canoagem do país contaminou a bebida de Seiji Komatsu, seu rival no Campeonato Nacional, que aconteceu em setembro de 2017.

LEIA TAMBÉM: Messi? Neymar? CR7? Nada disso! Jogador mais rico do mundo é de Brunei

Segundo a entidade, o atleta teria colocado esteroides anabolizantes na bebida do seu adversário, que com os exames, testou positivo. Komatsu, por sua vez, alegou não ter consumido nenhuma substância proibida pela Federação Japonesa de Canoagem. Assim, uma investigação foi aberta para analisar o caso.

Durante as investigações, Yasuhiro Suzuki admitiu ter colocado um suplemento com esteroides na bebida de seu compatriota. Um dos motivos que teria motivo a ação teria sido por conta de Komatsu ser um de seus principais adversários na briga por uma vaga na canoagem dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Com a punição, Suzuki vai ficar pelo menos oito anos de fora das competições do esporte.

LEIA TAMBÉM: Jogador de basquete "apaga" em quadra após sofrer queda feia; veja o vídeo

"Eu estava preocupado. Eu fiz isso porque não queria que ele me alcançasse na hierarquia para a qualificação. Mas eu não esperava que ele fosse realmente testar positivo", disse Suzuki, de acordo com a emissora NHK . A federação japonesa, no entanto, chamou o ato do de "extremamente maldoso" e ainda irá considerar a punição permanente do esporte, já que o canoísta já possui um histórico de sabotagem em oponentes e até de roubo de equipamentos.

LEIA TAMBÉM: Aposentado das pistas, Usain Bolt anuncia nova carreira em outro esporte

Novas medidas de segurança

Para evitar que algo deste tipo possa se repetir com outro atleta, a entidade responsável pela canoagem no Japão já deixou claro que irá organizar um novo local para armazenar as bebidas em competições. Além disso, haverá um programa de palestras que irá discutir justiça e espírito esportivo nos eventos competitivos. Vale lembrar que a capital do país irá receber o maior evento mundial do esporte em 2020.