Tamanho do texto

Ecomotion/Pro aconteceu na semana passada na Bahia e o iG acompanhou tudo de perto

Competidores estudam os mapas na véspera da largada da corrida de aventura no sul da Bahia
Aretha Martins/iG
Competidores estudam os mapas na véspera da largada da corrida de aventura no sul da Bahia

Para entender o que é uma corrida de aventura é preciso conhecer algumas nomenclaturas e esportes. Por isso, segue um dicionário básico:

Modalidades: a corrida de aventura conta com trekking (corrida ou caminhada por diversos tipos de terreno e também mata fechada), canoagem (em rio ou mar) e moutain bike. O Ecomotion/Pro ainda teve etapas de natação, caving (travessia de cavernas) e técnicas verticais. 

PC: são os pontos de checagem. Os atletas percorrem os pontos em um ordem pré-estabelecida pela organização. Se pular algum PC, tem que refazer o caminho até achar a ordem certa. A organização oferece em alguns PCs água e frutas. 

AT: são áreas de transições de uma modalidade para a outra. Ali o atleta precisa, por exemplo, montar a sua bike para começar o mountain bike. Ele também deve desmontá-la ao final do percurso. 

Leia mais: Trekking, bike, canoagem e natação: veja como é uma corrida de aventura de perto

Caixas: em todos os ATs de bike, os competidores encontraram caixas que eles montaram antes da prova com comida, bebidas, roupas limpas e o que acharem necessário. 

Pagamento de sono: os competidores são obrigados a dormir, ao menos, oito horas de sono durante toda a prova. Eles precisam "pagar" essas horas em áreas de descanso pré-determinadas pela organização. 

A corrida consiste em seguir os Pcs da Praia da Coroinha, em Itacaré, até um resort na Ilha de Comandadutuba. Os atletas receberam os mapas na véspera da prova. Ali foi o momento de conhecer o trajeto, traçar estratégias e tentar poupar um pouco de energia, afinal, a partida para a largada seria feita a partir de 5 horas do hotel no qual a maioria deles está hospedada, que seria também o ponto de chegada. 

O Ecomotion/Pro 2013 começou com a canoagem. Os atletas teriam até sábado para fechar os 620 km estimados de prova. Veja como foi a largada:

Veja mais vídeos, depoimentos e bastidores da corrida de aventura:

Clima da prova: Corrida teve momentos de diversão e também reservou muita aventura na Bahia
Momento da alimentação: Prova tem paradas com água e frutas e descanso obrigatório
Dores pelo corpo: Pés são as primeiras vítimas da corrida de aventura
O campeão: Depois da festa do campeão, tudo o que os atletas querem é uma cama

*repórter viajou a convite da organização


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.