Mais Esportes

enhanced by Google
 

Fabiana Murer estreia na temporada outdoor no Rio de Janeiro

"São três meses de treinos, não vejo a hora de competir", revelou o saltadora, que se mostrou ansiosa

Gazeta | 25/05/2011 16:41

Compartilhar:

Um dos principais nomes mundiais do salto com vara, Fabiana Murer irá saltar pela primeira vez em 2011 no 27º Grande Prêmio Brasil de atletismo, nesta quinta-feira (25) a partir das 18h (horário de Brasília), no Estádio Olímpico do Engenhão, no Rio. Campeã mundial indoor (pista coberta) e da Liga de Diamante no salto com vara, ela não esconde a ansiedade para competir na temporada ao ar livre (outdoor).

"Estou treinando e treinando desde o fim de fevereiro e das provas indoor. São três meses de treinos, não vejo a hora de competir", disse Murer, que gosta de saltar no Engenhão e fixou como meta vencer a prova e buscar a melhor marca do ano no mundo, em poder da eslovena Tina Sutej, com 4,61m. "Quero ganhar a prova, estou animada para competir", projetou.

Fabiana também demonstrou grande expectativa para a continuação da temporada, que tem previsto o Campeonato Mundial de atletismo, em Daegu (Coreia do Sul), de 27 de agosto a 4 de setembro, além dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara (México), de 14 a 30 de outubro. "Estou me adaptando às varas mais fortes, tem a ver com a flexibilidade. As mais duras vão envergar para me jogar mais alto, no voo para o salto. Vamos ver como vai ser a temporada com esse equipamento", disse.

Após o GP no Rio, Fabiana viaja para a disputa do Sul-Americano de Buenos Aires, na Argentina, dia 2 de junho, e depois para o Prefontaine Classic, GP da Diamond League, em Eugene, Oregon (EUA), dia 5. Em Eugene, Fabiana pegará com a fabricante de varas UCS mais um jogo do implemento.

"Quero dois jogos completos para não ter nenhum problema na temporada. Apesar das viagens em sequência, da diferença de fuso horário e das adversárias fortes, estou motivada para a temporada", disse Fabiana.

Na competição, ela deverá ter rivais como a americana Jennifer Suhr, primeira do ranking de 2010 com 4,89m, além da russa Svetlana Feofanova e a polonesa Anna Rogowska. Fabiana fechou a temporada 2010 em segundo no ranking, com 4,85m, recorde sul-americano obtido em junho, no torneio Ibero-Americano de San Fernando.

O ExxonMobil Bislett Games, em Oslo (NOR), também da Liga Diamante, será outra competição de Fabiana. Depois dessa prova, a saltadora segue com o técnico Elson Miranda para um período de treinos em Fórmia, na Itália, no Centro de Treinamento do Salto com Vara da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). Lá estará o consultor do Brasil, o ucraniano Vitaly Petrov.

Antes do Mundial, Fabiana ainda disputará os Grand Prix de Birmingham, Estocolmo e Londres, utilizando-os como treinamento. "Meu objetivo principal é o Mundial, mas ainda quero chegar aos 5 metros. Acho que posso alcançar essa marca ainda este ano", almeja.

Além das varas mais fortes, Fabiana passou a contar com a ajuda de técnicos enviados pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) para medir sua velocidade na corrida e filmar o salto.

"É bom porque essas imagens são jogadas no computador e estou conseguindo comparar um salto com o outro e o ângulo de saída no final da corrida e para o voo. Como o salto com vara é uma prova muito técnica, são recursos que podem ajudar", disse Fabiana.

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo