Mais Esportes

enhanced by Google
 

Conceição e Edielza brigam pelo pódio do Circuito em Goiânia

As duas favoritas enfrentam ainda Eliane Costa de Jesus, segunda melhor brasileira da temporada

Gazeta | 12/05/2011 15:49

Compartilhar:

A abertura do Circuito de Corridas Caixa 2011 trará o duelo entre a atual líder do Ranking da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Conceição Oliveira, e a campeã brasileira do ano passado, Edielza Guimarães. Em busca do topo do pódio, as duas enfrentam ainda Eliane Costa de Jesus, segunda melhor brasileira da temporada. A prova feminina será disputada neste domingo (15) e começa às 8h15, no Parque Areião, em Goiânia.

A piauiense Conceição de Maria Carvalho Oliveira assumiu a liderança do ranking brasileiro depois de vencer a Meia Maratona de Fortaleza, em abril. Com 56 pontos, ultrapassou Edielza Alves Guimarães, agora na terceira posição, com 30 pontos. O duelo entre as duas em Goiânia revive a disputa de 2010, quando Edielza terminou em terceiro lugar e Conceição, em sexto.

"O percurso é bastante variado, exige muito esforço. Mas gosto muito dessa distância de 10 km. Por isso, vou dar prioridade ao Circuito", conta Edielza.

Para enfrentar a ambas, a fundista Eliane Costa de Jesus conta com sua experiência em provas do Circuito. Atualmente a segunda do ranking brasileiro, com 31 pontos, ela é uma das corredoras com maior número de participações em provas da competição - só em 2010, disputou nove das dez etapas.

Etapa goiana terá atletas locais e internacionais
A prova de Goiânia, que recebe o Circuito pelo quarto ano consecutivo, também terá atletas da região. Um dos destaques é Sueli Pereira Silva, que vive a melhor fase de sua carreira.

Quem garante é o técnico Ronaldo Quirino, que deposita muita confiança em sua comandada. "A Sueli está muito bem. Sem querer desmerecer as adversárias, que são muito fortes, ela vai a Goiânia para vencer", diz o treinador.

Natural de Jataí, em Goiás, a fundista começou a temporada 2011 com o vice-campeonato nos 25 km de Aracajú e a vitória na 4ª Corrida do Trabalhador Maria Zeferina Baldaia, em Sertãozinho, com direito a recorde: 33min36.

"O objetivo dela, este ano, é a Maratona de São Paulo. A Sueli deve disputar todas as provas do Circuito, que são boas para ganhar ritmo, velocidade. Em Goiânia, não é fácil correr abaixo dos 34 minutos, mas ela tem tudo para conseguir um ótimo resultado", afirma Ronaldo.

Sueli é dona do menor tempo da história da competição - correu os 10 km da etapa de Brasília de 2008 em 34min20. Além dela, estarão na prova a também goiana Maureni Siqueira Tatehira e as brasilienses Elivane Oliveira dos Santos, oitava do ranking brasileiro, com 18 pontos, e Vanda Carneiro Chagas.

As três ainda terão o reforço da experiente Maria Zeferina Baldaia para superar a queniana Nelly Jepkurui, que chega a Goiânia com duas vitórias, na Corrida de Aleluia e na etapa de Marília do Circuito da Longevidade, ambas em abril.

Kits de participação
Todos os competidores da etapa de Goiânia receberão kit de participação, contendo camiseta de tecido tecnológico e número de peito. O kit pode ser retirado nesta sexta-feira (13), das 10 às 20 horas, e no sábado (14), das 10 às 17 horas, na Loja Centauro do Shopping Flamboyant (Av. Jamel Cecílio, 3.300). Não haverá entrega no dia da corrida. Os atletas devem retirar o chip de cronometragem no domingo, das 6h às 7h30, e devolvê-lo após o evento.

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo