Tamanho do texto

A última vez que um brasileiro subiu no pódio da São Silvestre foi em 2010

Desde 2011, apenas quenianos e etíopes subiram no pódio da Corrida de São Silvestre
Reprodução/ São Silvestre
Desde 2011, apenas quenianos e etíopes subiram no pódio da Corrida de São Silvestre

Uma das mais importantes competições da América Latina, a 92ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre acontece neste sábado (31). A prova reunirá cerca de 30 mil corredores de diversas partes do mundo, que percorrerão 15 km por ruas e avenidas da cidade de São Paulo.

São Silvestre: curiosidades sobre a tradicional corrida de rua do país

A lista de atletas nacionais na São Silvestre de 2016 é encabeçada por Giovani dos Santos, melhor brasileiro na disputa nas últimas edições, e Joziane dos Santos, top ten em 2014 e 2015. Os dois puxam uma elite de atletas brasileiros que buscam recuperar o topo do pódio para o país.

No masculino, Giovani terá a companhia de experientes corredores, como Gilmar Lopes, terceiro colocado na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro 2016; Gilberto Lopes, terceiro colocado na Maratona Internacional de São Paulo; Vagner Noronha, quinto na Maratona de São Paulo 2016; Damião de Souza, campeão da Meia Maratona de São Paulo; Wellington Bezerra da Silva, campeão brasileiro de corridas de rua em 2015, entre outros.

Já no feminino, Joziane lutará ao lado de Marizete Moreira dos Santos, bicampeã da Maratona Internacional de São Paulo; Tatiele de Carvalho, top ten na São Silvestre do ano passado e representante do Brasil nos Jogos Rio 2016; as experiente Marily dos Santos, que também esteve nos Jogos Olímpicos, e Cruz Nonata, sempre obtendo resultados entre as dez mais bem colocadas em diversas provas; Ariana Hassel, quinta na Volta Internacional da Pampulha 2016; e Adriana da Silva, entre outros destaques.

A última vez que um homem brasileiro subiu no pódio, foi em 2010 com Marilson Gomes dos Santos. Lucélia Peres foi a última mulher do país a ficar com a primeira colocação na prova, em 2006.

Leia mais: Mary Keitany é campeã da Maratona de Nova York 2016

Estrangeiros

Desde 2001, apenas corredores africanos ganharam a corrida. Eles vêm da Etiópia ou do Quênia. Neste ano, na 92ª edição da prova, o grupo de atletas do exterior promete dar trabalho outra vez.

Este ano, a São Silvestre terá representantes de seis países na categoria de elite, vindos do Quênia, Tanzânia, Etiópia, Colômbia, Bolívia e Alemanha.

No masculino, a lista estrangeira é forte. Da Etiópia estarão Dawit Admasu, campeão da São Silvestre 2014; Leul Aleme, campeão da Meia Maratona Internacional do Rio em 2014 e vice na São Silvestre 2015; da Tanzânia serão Augustine Sulle, com inúmeras vitórias em provas no país; e Gabriel Geay; do Quênia estarão os atletas Paul Kemboi, que venceu a Tribuna deste ano e também os 15 de Stambul; William Kibor, que venceu a Meia Maratona de Las Vegas; Mathew Cheboi, campeão da Meia Maratona Internacional de São Paulo em 2007 e quarto na Volta Internacional da Pampulha 2016; da Colômbia Sergio Rodriguez, campeão nacional de cross e revelação de seu país; e da Bolívia Vidal Mamane.

A relação de estrangeiros no feminino tem dois grandes destaques, a tricampeã Ymer Ayalew, da Etiópia, e Jemima Sumgong, campeã das maratona de Londres e dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que já entraram no grupo de favoritas. Mas há outras atrações confirmadas na competição, como as tanzanianas Faliluna Matanga, campeã da 10K Rio 2014 e da Tribunal 2016, e Jaclyn Sail, Terceira na São Silvestre 2013; as quinines Flomena Daniel, camped da Saitama Marathon no Japan deste ano; e a alemã Nadine Gill.

Leia mais: Jovens do Distrito Federal têm vidas transformadas pelo sonho olímpico

Percurso - Corrida Internacional de São Silvestre 2016

Largada: Av. Paulista, esquina com Rua Ministro Rocha Azevedo
Av. Paulista
Túnel Jose Roberto F. Mellen
Av. Dr. Arnaldo, duas pistas até Rua Major Natanael.
Rua Major Natanael.
Rua Des. Paulo Passallaqua
Av. Pacaembu
Vd. Pacaembu
Av. Dr. Abrahão Ribeiro
Av. Norma P. Giannotti
Av. Rudge
Vd. Orlando Murgel
Av. Rio Branco
Av. Ipiranga
Av. São João
Praça Julio de Mesquita
Alameda Barão de Limeira
Av. Duque de Caxias
Esquerda no Largo do Arouche
Contornar a rotatória em frente ao Hotel São Rafael
Av. Vieira de Carvalho
Praça da República
Av. Ipiranga
Av. São João
Rua Conselheiro Crispiniano
Atrás do Teatro Municipal
Rua Cel. Xavier de Toledo
Rua Sete de Abril
Rua Dr. Bráulio Gomes
Rua Cel. Xavier de Toledo
Vd. Nove de Julho
Vd. Jacareí
Mudança de pista da esquerda para a direita.
Rua Dona Maria Paula
Av. Brig. Luis Antonio
Av. Paulista
Chegada: em frente ao Prédio da Fundação Cásper Líbero

Corrida

A 92ª Corrida Internacional de São Silvestre acontece no dia 31 de dezembro de 2016. A prova começará às 8h20, com a categoria Cadeirantes. Em seguida, será a vez da elite feminina, às 8h40. A partir das 9h será a vez das pessoas com deficiência, pelotão de elite masculino e pelotão geral (masculino e feminino), nesta ordem.