Tamanho do texto

Paulista de 22 anos concorrerá com adversários muito fortes como Usain Bolt, Ashton Eaton e Mo Farah. Resultado será divulgado dia 2 de dezembro

Thiago Braz levou ouro no salta com vara nos Jogos do Rio e agora disputa prêmio da IAAF
Reprodução/Twitter
Thiago Braz levou ouro no salta com vara nos Jogos do Rio e agora disputa prêmio da IAAF

A Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês) divulgou nesta terça-feira os 20 atletas, sendo dez homens e dez mulheres, que foram selecionados por um painel de especialistas como candidatos ao posto de melhores do ano de 2016. Entre eles, está o brasileiro Thiago Braz da Silva, que nos Jogos Olímpicos Rio 2016 foi medalhista de ouro no salto com vara , quebrando o recorde olímpico, com a marca de 6m03.

Os vencedores do prêmio serão anunciados no próximo dia 2 de dezembro, no Principado de Mônaco, local onde a IAAF faz, anualmente, uma grande festa. A escolha dos finalistas foi feita por representantes dos seis continentes do mundo da entidade internacional, que é presidida pelo britânico Sebastian Coe. Entretanto, para Thiago Braz vencer, não será fácil.

LEIA MAIS:  Quanto custa para praticar esportes radicais no Brasil?

Isso porque o paulista de 22 anos concorrerá com adversários muito fortes. Os outros finalistas no masculino são Usain Bolt, da Jamaica, Ashton Eaton, dos Estados Unidos, Mo Farah, da Grã-Bretanha, Eliud Kipchoge, do Quênia, Conselsus Kipruto, também do Quênia, Omar McLeod, da Jamaica, David Rudisha, do Quênia, Christian Taylor, dos Estados Unidos e Wayde van Niekerk, da África do Sul.

ENTRE AS MULHERES

Entre as mulheres, as finalistas são Almaz Ayana, da Etiópia, Ruth Beitia, da Espanha, Vivian Cheruiyot, do Quênia, Kendra Harrison, dos Estados Unidos, Caterine Ibarguen, da Colômbia, Ruth Jebet, do Bahrein, Sandra Perkovic, da Croacia, Caster Semenya, da África do Sul, Elaine Thompson, da Jamaica e Anita Wlodarczyk, da Polônia.

Os vencedores serão escolhidos em um processo de votação dividido em três fases: Conselho da IAAF, Família IAAF* e pelos fãs do Atletismo. Os integrantes do Conselho e da Família manifestarão seus votos por e-mail, enquanto os fãs devem votar pelas mídias sociais da Associação.

LEIA MAIS:  Brasil entra definitivamente no roteiro mundial do poker

O peso dos votos é diferente. Os dos integrantes do Conselho contam 50%. Já o da Família e dos fãs, 25% cada um no resultado final. A votação termina no dia 1º de novembro, quando os três homens e as três mulheres mais bem colocados serão anunciados. Esperamos que Thiago Braz esteja nessa lista e, de preferência, na primeira posição, como nas Olimpíadas do Rio.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.