
A nova atualização do ranking da ATP confirmou retomada da primeira posição para o italiano Jannik Sinner e o histórico 24º lugar do mundo para João Fonseca.
Numa primeira temporada meteórica, o tenista de apenas 19 anos igualou Thomaz Koch, um dos grandes nomes do tênis brasileiro, que foi o 24º do mundo em dezembro de 1974.
Com a nova posição, João atinge o feito de ser dono do terceiro melhor ranking na história do tênis masculino na ATP, ao lado de Koch. O jovem fica atrás apenas de dois nomes: Guga (Nº 1) e Thomaz Bellucci (Nº 21).
Temporada astronômica
No último dia 26, João Fonseca fez história ao derrotar o espanhol Alejandro Davidovich Fokina na final do ATP 500 da Basileia e conquistar seu primeiro título da categoria. O troféu levantado pelo jovem de 19 anos foi a principal conquista brasileira no tênis internacional desde 2001, quando Guga venceu o Masters de Cincinnati.
O brasileiro já havia vencido o ATP 250 de Buenos Aires, em fevereiro, e conseguiu chegar à terceira rodada em Roland Garros e Wimbledon. A colocação no ranking ainda abre a possibilidade para o tenista ser um dos principais cabeças de chave dos Grand Slams em 2026.