
João Fonseca,
principal nome do tênis brasileiro na atualidade, foi derrotado pelo holandês Botic van de Zandschulp nesta terça-feira (14), e assim, está fora da edição de 2025 do ATP 250 de Bruxelas.
O neerlandês derrotou o atleta carioca por 2 sets a 0, com parciais 7/5 e 7/6 (7/2), em partida disputada na quadra central da Brussels Expo, na Béligca, e válida pela primeira fase do torneio europeu.
Com o resultado, Van de Zandschulp enfrentará o estadunidense Eliot Spizzirri, que atualmente ocupa a 111ª posição do ranking global. O holandês é o 86º mais bem colocado do mundo.
Feito inédito e decepção
Para a disputa do ATP de Bruxelas, João Fonseca conseguiu algo inédito em sua curta carreira: ser cabeça de chave. O brasileiro é o sétimo tenista mais bem rankeado dentre os que disputam o torneio.
O último tenista do Brasil a ser cabeça de chave de um torneio deste nível foi Thiago Monteiro, no ATP 250 de Córdoba, em fevereiro de 2021.
Na ocasião, Monteiro derrotou o compatriota João Menezes na estreia, o espanhol Roberto Carballés Baena na fase seguinte, mas caiu diante do eventual campeão, Juan Manuel Cerúndolo, nas quartas de final.
Reencontro
Este foi o segundo encontro entre João Fonseca e Botic can de Zandschulp. Em setembro de 2024, os rivais abriram o duelo entre Brasil e Holanda pela Copa Davis.
O carioca dominou o adversário na partida, vencendo por 2 sets a 0, com parciais 6/4 e 7/6.
Mesmo com o resultado na ocasião, o Brasil não conseguiu vencer os Países Baixos, terminando fora da zona de classificação para as finais do torneio entre seleções.