
Com o 8º lugar no GP da Itália, Gabriel Bortoleto somou mais quatro pontos no Mundial de Pilotos e chegou a 18 no campeonato, subindo para a 16ª colocação. O desempenho também o aproximou de seu companheiro de equipe, que soma 37 pontos, e, assim, ele segue demonstrando evolução dentro da Fórmula 1 .
Hülkenberg ocupa atualmente a 10ª posição, contando com um pódio no GP da Inglaterra, resultado que lhe rendeu 15 pontos, além de pontuações na Austrália, Espanha, Canadá e Áustria. O brasileiro, por sua vez, vem mostrando crescimento ao longo da temporada. O jovem tem conseguido avançar para o Q3 nas classificações e já soma resultados consistentes, terminando entre os dez primeiros na Áustria, Bélgica, Hungria e, mais recentemente, na Itália.
Ou seja, das últimas seis corridas, Bortoleto terminou na zona de pontuação em quatro. O desempenho fica ainda mais impressionante se comparado com a campanha inicial do piloto na Fórmula 1 .
Nas dez primeiras corridas, a melhor colocação do brasileiro, que faz sua temporada de estreia na categoria, foi a 12ª, na Espanha. Nesse período, ele estava andando mais na parte de baixo do grid. Tanto que a melhor posição de largada conquistada pelo estreante foi o 12º lugar, também no circuito espanhol.
Até que veio o GP da Áustria e tudo mudou para Bortoleto . No país europeu, ele conquistou sua primeira ida ao Q3 nos treinos classificatórios, largando em 8º posição. Na corrida, o piloto não decepcionou e terminou pela primeira vez na zona de pontuação, em oitavo.
A boa fase veio com tudo e o brasileiro avançou em mais três etapas para o Q3 e, curiosamente, foram os outros três GPs em que ele pontuou: Bélgica (9º), Hungria (6º) e Itália (8º). Após o treino classificatório em Monza, no último sábado, Bortoleto comentou sobre sua evolução na Fórmula 1 e elogiou o trabalho feito pela Sauber .
"Nós e os engenheiros de pista estamos totalmente focados aqui, mas o desenvolvimento já está voltado para 2026. É incrível ver como começamos o ano, como os mais lentos, e agora brigando por Q3. Isso mostra como eu, o Nico (Hülkenberg) e o pessoal da fábrica fomos capazes de desenvolver juntos esse carro" , disse o jovem.
Com o bom momento, Gabriel Bortoleto vem crescendo na Fórmula 1 e competindo com Nico Hülkenberg , experiente piloto alemão que também vem conquistando resultados expressivos pela escuderia suíça. Com o crescimento e a constância que o estreante vem mostrando nos últimos GPs, a tendência é que conquiste mais pontos nesta reta final de temporada.
Veja os resultados de Bortoleto no ano:
GP Austrália – 16º
GP China – 14º
GP Japão – 19º
GP Bahrein – 18º
GP Arábia – 18º
GP Miami – Não concluiu
GP Emília-Romagna – 18º
GP Mônaco – 14º
GP Espanha – 12º
GP Canadá – 14º
GP Áustria – 8º
GP Reino Unido – Não concluiu
GP Bélgica – 9º
GP Hungria – 6º
GP Holanda – 17º
GP Monza – 8º
GP do Azerbaijão
O Grande Prêmio do Azerbaijão está marcado para os dias 19 a 21 de setembro. A prova será disputada no Circuito de Rua de Baku e corresponde à 17ª etapa da temporada da Fórmula 1
. O evento terá transmissão da TV Band.