F1: Alpine confirma Colapinto como titular na vaga de Doohan

Argentino assumirá o assento pelas próximas cinco corridas, e terá permanência avaliada

Colapinto assume a vaga de Doohan na F1
Foto: Divulgação/F1
Colapinto assume a vaga de Doohan na F1

A Alpine confirmou, na madrugada desta quarta-feira (7), mais uma mudança na equipe. O argentino Franco Colapinto assume como piloto titular na vaga de Jack Doohan, que passa a ser reserva.

O piloto de 21 anos estreará pela equipe no GP de Emilia-Romagna, na Itália, que acontece entre os dias 16 e 18 deste mês. Inicialmente o argentino estará na posição por cinco corridas, e depois terá permanência avaliada.

"Em primeiro lugar, quero agradecer à equipe por me dar a oportunidade de pilotar de forma competitiva nas próximas cinco corridas. Trabalharei duro com a equipe para me preparar para a próxima corrida em Ímola e para a próxima rodada tripla, que sem dúvida será intensa e um grande desafio para todos. Eu me mantive atento e estou o mais preparado possível com o programa de testes de apoio à corrida da equipe, bem como no simulador em Enstone. Farei o meu melhor para acelerar rapidamente e dar tudo de mim para obter os melhores resultados possíveis ao lado de Pierre", disse Franco, em comunicado publicado pela Alpine.


Franco Colapinto estreou na F1 ainda em 2024, quando era piloto resrerva e assumiu a vaga do demitido Logan Sargeant na Williams. Mesmo com um bom desempenho, acabou ficando sem vaga para a temporada atual.

Jack Doohan, que é filho do ex-campeão mundial de motociclismo Mick Doohan, disputou sete provas na F1 e ficou marcado por acidentes ao invés de boas exibições. A melhor colocação conquistada pelo australiano foi um 13º lugar, no GP da China.

Os rumores sobre a troca de pilotos da Alpine já paira pelo grid desde o início da temporada. Veículos internacionais apontavam que Doohan tinha um contrato de apenas seis corridas, e que teria a permanência avaliada após esse período.

Mais mudanças na Alpine

Nesta terça-feira (6), o britânico  Oliver Oakes  renunciou ao cargo de chefe de equipe da Alpine após apenas seis corridas da Fórmula 1 em 2025. A escuderia francesa comunicou a decisão por meio de uma nota oficia.

Agora, o italiano Flavio Briatore, conselheiro da Alpine, cumprirá também as funções deixadas por Oakes.

Polêmico e influente na F1, Briatore já indicava sua preferência por Franco ao lado de Gasly na equipe.

"Com a concorrência tão acirrada este ano e com um carro competitivo, que a equipe melhorou drasticamente nos últimos 12 meses, estamos em uma posição em que vemos a necessidade de alternar nossa formação. Também sabemos que a temporada de 2026 será importante para a equipe e fazer uma avaliação completa e justa dos pilotos nesta temporada é a coisa certa a fazer para maximizar nossas ambições no próximo ano. Continuamos a apoiar Jack na equipe, pois ele tem agido de forma muito profissional em sua função de piloto de corrida até agora nesta temporada. As próximas cinco corridas nos darão a oportunidade de tentar algo diferente e, após esse período, avaliaremos nossas opções", disse o italiano sobre a mudança.

Acesse nossa página   e confira as principais notícias dos esportes no Brasil e no mundo.