Lenda do tênis mundial, Rafael Nadal encerrou oficialmente sua vitoriosa carreira. O último capítulo da trajetória do Touro Miúra foi escrito nesta terça-feira (19), na Copa Davis. A Espanha foi eliminada pela Holanda nas quartas de final, decretando o fim da brilhante história de Nadal.
O tenista já havia comunicado que a Copa Davis seria seu último torneio. Ele entrou em quadra no primeiro jogo do dia, contra o holandês Botic van de Zandschulp, e saiu derrotado por 2 sets a 0 (6/4 e 6/4). No entanto, ainda não havia como cravar que este teria sido seu último jogo, já que a Espanha ainda poderia vencer o duelo diante da Holanda e avançar à semifinal. Vale lembrar que o confronto entre os países foi decidido em melhor de três partidas.
Logo após a derrota de Nadal, Carlos Alcaraz bateu Tallon Griekspoor em sets diretos, com parciais de 7/6 e 6/3, e empatou o confronto, fazendo com que a partida de duplas que viria a seguir decidisse quem avançaria à semifinal.
No jogo decisivo, a dupla espanhola formada por Carlos Alcaraz e Marcel Granollers acabou derrotada pelos holandeses Wesley Koolhof e Van de Zandschulp em jogo muito equilibrado (duplo 7/6), confirmando assim a eliminação da Espanha e o encerramento da carreira de Nadal.
Números impressionantes
Um dos maiores tenistas de todos os tempos, Rafael Nadal construiu uma trajetória invejável, tendo conquistado inúmeros títulos, que o consolidaram como uma lenda do esporte.
Conhecido como “Rei do Saibro”, Nadal venceu o torneio de Roland Garros (um dos quatro Grand Slams) em 14 oportunidades. O espanhol também levou o título do US Open quatro vezes, e ainda foi bicampeão em Wimbledon e no Australian Open. Ou seja, ao todo, foram 22 títulos de Grand Slam.
Dentre suas principais conquistas, Nadal também tem dois títulos olímpicos. O espanhol levou a medalha de ouro na disputa de simples em Pequim, em 2008, e também nas duplas no Rio de Janeiro, em 2016.
Entre em nossa página
e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.