Neste final de semana, a Fórmula 1 finalmente vai aterrissar de volta no Brasil, para o Grande Prêmio de São Paulo. O evento, que é um dos mais aguardados do ano, ocorre no tradicional Autódromo de Interlagos e promete entregar muita emoção aos fãs, com a disputa do campeonato ainda aberta e novidades na programação.
A batalha pelo campeonato
Com a vitória de Carlos Sainz no Grande Prêmio do México, a disputa pelo Campeonato de Pilotos, entre Max Verstappen, Lando Norris e Charles Leclerc, hoje liderada pelo piloto da Red Bull, segue em aberto. Ao todo, 47 pontos separam o holândes do britânico, que fica na frente do monegasco por apenas 18.
Por pouco, a decisão não será em São Paulo. Isso porque, para Verstappen se consagrar campeão em terras brasileiras, ele precisaria praticamente dobrar sua vantagem para 86 pontos e, mesmo se levasse todos os tentos possíveis e Norris nenhum, ainda não seria suficiente. Contudo, a tabela ainda pode ser alterada, pois se Leclerc pontuar mais que Norris durante o fim de semana, ele sobe para o segundo lugar.
“A Fórmula 1 não promove apenas o engajamento dos fãs, mas também reflete a atenção das marcas às demandas e expectativas do público. Com grandes atrações, o GP de São Paulo será sinônimo de alta qualidade, tanto dentro quanto fora das pistas. É um evento que fortalece ainda mais a conexão entre a comunidade de fãs e o emocionante mundo das corridas”, comenta Renê Salviano, CEO da agência Heatmap e especialista em marketing esportivo.
Homenagem à Senna
No sábado (02), após a classificação para a corrida principal às 17h30, o Grande Prêmio de São Paulo homenageará Ayrton Senna. Uma figura do automobilismo, ainda não revelada, fará uma exibição na McLaren Honda 1990 MP4/5B do ícone brasileiro. Após uma dica postada pelo perfil do evento no Instagram, o rumor é que o piloto seja o tetracampeão Sebastian Vettel, que já foi visto no Brasil nesta semana e tem Senna como um de seus ídolos.
“Vejo hoje o Grande Prêmio de São Paulo como uma das principais corridas do calendário da Fórmula 1. A cada edição, recordes de patrocinadores e público são quebrados, havendo cada vez mais ativações que atraem os fãs e os mantém engajados ao longo do fim de semana, não somente no dia da corrida. Já tive a oportunidade de estar presente e é, sem dúvida, um grande evento do calendário esportivo no Brasil”, analisa Bruno Brum, CMO da End to End, empresa que conecta o torcedor à sua paixão e é um hub de soluções e engajamento para o mercado esportivo.
A Fanzone
Uma das principais novidades do evento neste ano é a inclusão da Fanzone, um “parque de diversões” com diversas ações para o público. O espaço exclusivo ficará no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, e terá a infraestrutura completa dos outros setores, fornecendo pontos de alimentação, banheiros e lojas com produtos oficiais. Portadores de ingressos dos setores H, N, R, G e Porto Bank, vão poder acessar livremente o espaço.
Na programação, estão inclusos shows todos os dias, às 17h, com uma apresentação especial de Alok no sábado. O palco também terá entrevistas com personalidades da F1, com jornalistas e influenciadores, além da participação especial dos pilotos durante o Drivers Engagement.
Entre as ativações, estão os simuladores de vento, que representam a velocidade de um carro da Fórmula 1, e os simuladores de troca de pneus. Os fãs também poderão curtir simultaneamente a programação do evento por meio de um telão, além das corridas da Porsche Cup e Fórmula 4.
“Tivemos uma grande procura pelos pacotes que comercializamos e essa é uma demanda que tem crescido a cada ano. O comitê organizador da Fórmula 1 sabe trabalhar muito bem o evento, trazendo atrações durante vários dias e criando um espetáculo que transcende a corrida em si. Eles enxergam o esporte como entretenimento e esse é o segredo", explica Joaquim Lo Prete, Country Manager da Absolut Sport, agência de experiências esportivas que disponibilizou pacotes de viagem para o GP de São Paulo.