Ryan James Wedding é acusado por mais de um crime
Reprodução
Ryan James Wedding é acusado por mais de um crime

O snowboarder canadense Ryan James Wedding, de 43 anos, está sendo procurado pelo FBI. Ele foi indiciado junto com outras 15 pessoas por comandar uma operação de tráfico de drogas envolvendo centenas de quilos de cocaína transportados da Califórnia para o Canadá entre janeiro e abril deste ano.

As informações foram divulgadas em comunicado publicado pelo escritório de Martin Estrada, procurador dos EUA para o Distrito Central da Califórnia, na última quinta-feira.

"Um atleta olímpico que se tornou chefe do tráfico agora é acusado de liderar um grupo criminoso transnacional envolvido no tráfico de cocaína e assassinatos, incluindo de civis inocentes", disse o procurador.

Foragido e supostamente vivendo no México, Wedding foi acusado de oito crimes, entre eles, uma acusação de conspiração para exportação de cocaína e três acusações de homicídio ligadas a crimes de drogas.

Wedding, que disputou as Olimpíadas de Inverno em 2002, se tornou o líder da rede criminosa. Ele utilizava os apelidos "El Jefe", "Giant" e "Public Enemy". Segundo autoridades canadenses, o snowboarder é procurado por acusações separadas, e que o grupo também traficava metanfetamina.

Registros judiciais apontam que Wedding foi condenado nos EUA a quatro anos de prisão por distribuir cocaína. Anteriormente, em 2006, ele já havia sido mencionado em um mandado de busca em Maple Ridge, localizado na Colúmbia Britânica, numa investigação sobre grandes quantidades de maconha, porém nunca houve acusação, segundo informa o perfil de atleta no site olímpico.

De acordo com a polícia canadense, dos 16 indivíduos citados na acusação, a maioria foi capturada pelas autoridades nos EUA e no Canadá em meio a Operação Giant Slalom, liderada pelo FBI, que oferece uma recompensa de até 50 mil dólares por informações que levem à captura de Wedding.

Ryan Wedding ficou na 24ª colocação na disputa de slalom gigante paralelo de snowboard nas Olimpíadas de Inverno de Salt Lake City.

Assassinatos

O comunicado detalha que, em 2023, o snowboarder e outro acusado, Andrew Clark, de 34 anos, teriam ordenado os assassinatos de dois membros de uma família em Ontário, no Canadá, como forma de retaliação "por um carregamento de drogas roubado". A dupla também teria ordenado o assassinato de outra vítima por conta de uma dívida de drogas. Clark foi preso no início do mês.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso  Canal no WhatsApp e da nossa  Comunidade no Facebook.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!