Garry Kasparov , campeão mudial de xadrez entre 1985 e 2000, foi incluído por autoridades russas em uma lista de "extremistas e terroristas" do governo local. A informação foi divulgada pelo portal de notícias estatal "RIA".
O enxadrista de 60 anos é um grande crítico de Vladimir Putin, presidente da Rússia , e fugiu do país do leste europeu em 2013, alegando ter medo de possíveis retaliações por parte do governo.
Veja abaixo galeria de fotos de Garry Kasparov:
Após um ano morando com a família em Nova York, nos Estados Unidos, Kasparov obteve nacionalidade croata, e passou a viver em Podstrana, pequena cidade no sul do país.
Em fevereiro, o ex-atleta falou sobre a morte de Alexei Navalny, líder da oposição ao governo de Vladimir Putin na Rússia, afirmando que o ativista foi assassinado pelo presidente (veja abaixo trecho da publicação) .
Putin tried and failed to murder Navalny quickly and secretly with poison, and now he has murdered him slowly and publicly in prison. He was killed for exposing Putin and his mafia as the crooks and thieves they are. My thoughts are with the brave man's wife and children.
— Garry Kasparov (@Kasparov63) February 16, 2024
"Putin tentou matar Navalny o envenenado secretamente, mas falhou, e agora ele o assassina lentamente na prisão. Navalny foi morto por expor Putin e sua mafia", afirmou Kasparov em sua conta oficial no X (antigo Twitter).
Entre em nossa página e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.