Pan: Ginástica rítmica vence, e Brasil bate recorde histórico de ouros

Time nacional segue brilhando nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile

Equipe brasileira de ginástica rítmica
Foto: Foto: Miriam Jeske/COB
Equipe brasileira de ginástica rítmica

A ginástica rítmica brasileira segue fazendo bonito nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Nesta sexta-feira (03), a equipe nacional conquistou a medalha de ouro na final por equipes de cinco arcos. Além do lugar mais alto do pódio, a vitória garantiu ao Brasil o 55º ouro, o que representa um recorde absoluto na história do país.

A melhor campanha brasileira em Jogos Pan-Americanos tinha acontecido no ano de 2019, em Lima, no Peru, quando os atletas nacionais conquistaram 54 medalhas de ouro. A ginástica rítmica teve um papel fundamental para que o recorde fosse alcançado, já que a modalidade ganhou oito medalhas em Santiago, até aqui.

O ouro desta sexta-feira veio após as meninas do Brasil terem somado 64.450 pontos na final, superando as mexicanas, que fizeram 61.750. As norte-americanas fecharam o pódio, com uma pontuação de 58.300.

Durante o dia de disputas, considerando todas as modalidades, o Brasil melhorou ainda mais sua situação. O time nacional está em segundo lugar no quadro de medalhas, somente atrás dos Estados Unidos. Até o fechamento desta matéria, as conquistas brasileiras apontavam os seguintes números: 56 ouros, 59 pratas e 50 bronzes (165 no total).