Walewska é homenageada em derrota do Brasil no Pré-Olímpico de vôlei

Seleção feminina lutou, mas acabou sendo superada pelas atuais campeãs da Liga das Nações

Homenagem à Walewska Oliveira foi realizada durante partida entre Brasil e Turquia
Foto: Reprodução/Instagram
Homenagem à Walewska Oliveira foi realizada durante partida entre Brasil e Turquia

Na madrugada desta sexta-feira (22), Walewska Oliveira  foi homenageada antes da partida entre Brasil e Turquia, pelo Pré-Olímpico de vôlei, em Tóquio no Japão.

A ex-jogadora de vôlei e campeã olímpica faleceu na noite de quinta-feira (21), em São Paulo, aos 43 anos. Durante o protocolo oficial, Wal foi lembrada com 30 segundos de silêncio antes dos hinos nacionais das duas seleções. 

Veja galeria de fotos de Walewska Oliveira:

Além disso, as jogadoras do Brasil entraram no ginásio e disputaram a partida com fitas no braço com os dizeres: W #1 . As primeiras notícias sobre a morte da ex-central chegou para as jogadoras horas antes da partida, ainda no hotel.

O clima de abatimento da seleção era nítido. Thaisa, campeã olímpica em Pequim ao lado de Walewska, e o próprio técnico Zé Roberto Guimarães, comandante do Brasil na campanha dourada, tinham semblantes abalados. 

A ex-central, campeã olímpica com a seleção de vôlei nos Jogos de Pequim, em 2008, estava aposentada desde o fim da temporada 2021/2022 e participava da divulgação de sua auto-biografia.

Walewska faz parte do seleto grupo de campeões olímpicos brasileiros. Nas Olimpíadas, ainda foi bronze em Sidney-2000 e ficou com o quarto lugar em Atenas-2004. Defendeu diversos clubes ao longo da carreira, como Minas, Osasco e Praia Clube, por onde se aposentou com o título da Superliga, na temporada passada.

Dentro de quadra, a seleção lutou, mas acabou sendo superada pelas rivais e atuais campeãs da Liga das Nações. A Turquia superou o Brasil por 3 sets a 0, com parciais de 25/21, 29/27 e 25/19.

A derrota foi a primeira do Brasil na disputa do Pré-Olímpico e agora, a seleção de Zé Roberto somente depende de si mesma para conquistar a vaga em Paris-2024. Para ficar com uma das vagas para os Jogos de Paris, precisa vencer Bélgica e Japão nos dois últimos jogos do Pré-Olímpico. 

Acesse  nossa página e fique por dentro das principais notícias dos esportes no Brasil e no mundo.