Alpinista volta à superfície depois de passar 500 dias isolada em cova

Beatriz Flamini passou mais de um ano a 70 metros de profundidade

Beatriz Flamini permanceu 500 dias isolada a 70 metros de profundidade
Foto: Reprodução/Twitter
Beatriz Flamini permanceu 500 dias isolada a 70 metros de profundidade

Nesta sexta-feira (14), a alpinista de elite Beatriz Flamini voltou à superfície após passar 500 dias isolada a 70 metros de profundidade. Beatriz definiu a experiência e desafío pessoal como algo "insuperável". A atleta quebrou o recorde mundial de maior tempo que uma pessoa abaixo do nível do mar.

Veja galeria de fotos de Beatriz Flamini:


Com a ajuda de membros do Grupo de Atividades Espeleológicas de Motril, próxima a Granada, na Espanha, Flamini emergiu cerca das 9 horas da manhã. Segundo o jornal 'Mundo Deportivo', a alpinista aparentava esta com boa saúde, usava óculos escuros para proteger os olhos e tinha largo sorriso.

Nas primeiras horas da manhã, dois espeleólogos e um psicólogo desceram à gruta para iniciar o processo de retorno de Beatriz , que durou cerca de 40 minutos. Do lado de fora da caverna, esperavam por ela amigos e familiares, todos usando máscara para proteger a saúde da atleta que passou quase dois anos afastada. Flamini, que entrou aos 48 anos de idade e saiu aos 50, respondeu dizendo que os ama "muito" e que se sente "muito grata".

Nas próximas horas, a alpinista concederá uma coletiva de imprensa para dar os primeiros relatos de sua experiência, que faz parte do projeto “Timecave”. O "Timecave" foi formado por um grupo de especialistas em auto-suficiência que realizam expedições aos picos mais altos e profundos do mundo testando seus limites.

Beatriz Flamini registrou sua vida cotidiana a setenta metros de profundidade e grupos das univerisades de Granada e Almería, na Espanha, acompanharam de perto a alpinista para estudar como o isolamento social e a desorientação temporária extrema afetam a percepção do tempo, como também a solidão, a ausência de luz natural e o isolamento cognitivo e social impactaram a atleta.

Entre em  nosso canal no Telegram e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.