Dakar 2022: COI anuncia edição dos Jogos Olímpicos da Juventude na África

Senegal será o primeiro país africano a sediar um evento de Jogos Olímpicos. Atual edição está sendo realizada na Argentina e vai até dia 18 de outubro

COI escolheu Dakar 2022, no Senegal, para sede dos Jogos Olímpicos de Verão da Juventude.
Foto: Reprodução
COI escolheu Dakar 2022, no Senegal, para sede dos Jogos Olímpicos de Verão da Juventude.

O Comitê Olímpico Internacional anunciou nesta segunda-feira (8) a primeira edição de Jogos Olímpicos na África. O Senegal receberá os Jogos Olímpicos de Verão da Juventude, em Sakar 2022. Em 31 edições, o maior evento multiesportivo do mundo já tinha sido realizado em quatro continentes: Europa, Ásia, Oceania e América.

Leia também:  Neymar e outros três brasileiros são indicados à Bola de Ouro 2018

Em nota oficial divulgada no site da entidade, o Senegal estava concorrendo com outros três países africanos (Botsuana, Nigéria e Tunísia). Durante reunião da Comissão de Avaliação e do Conselho Executivo, em Buenos Aires, Dakar 2022 foi escolhida por unanimidade. Segundo o COI, a cidade apresentou o melhor projeto e as maiores oportunidades.

“A África está unida atrás do Senegal para sediar os Jogos Olímpicos da Juventude em 2022. Com uma população jovem e uma paixão pelo esporte, chegou a hora da África, é hora do Senegal”, disse o presidente do COI, o alemão Thomas Bach.

Na Argentina o presidente do Senegal, Machy Sall, também comentou sobre a decisão do COI. “Senegal e seus jovens estão orgulhosos da honra que vocês nos concederam ao confiar a organização dos Jogos Olímpicos da Juventude 2022 a nosso país”.

Leia também:  Rodrygo é indicado ao Troféu Kopa e Marta à Bola de Ouro feminina. Veja

E continuou “Na verdade é toda a África, o berço da humanidade através de sua história e o continente mais jovem atrás de sua demografia, que receberá os jovens atletas do mundo em 2022”, comemorou Sall.

Assista o vídeo de divulgação de Dakar 2022

Entenda um pouco do que acontecerá em Dakar 2022

Foto: Reprodução
Isaquias Queiroz participou dos Jogos Olímpicos da Juventude em 2010. Dakar 2022 pode revelar novos atletas

Desde o dia 06 de outubro, Buenos Aires vive a 3ª edição dos Jogos Olímpicos de Verão da Juventude. O evento se encerra no dia 18 de outubro. A primeira edição do evento foi realizada em Singapura, no ano de 2010. Os Jogos são realizados a cada quatro anos entre edições da mesma estação (Verão e Inverno).

Leia também:  Coreias planejam candidatura dupla para Jogos Olímpicos de 2032

Em Dakar 2022 , jovens entre 15 e 17 anos, nas categorias femininas e masculinas estarão dispostos em 33 modalidades distintas (conforme o programa desportivo da atual edição).