Dorsa Derakhshani, atleta iraniana de xadrez
Reprodução
Dorsa Derakhshani, atleta iraniana de xadrez

A iraniana Dorsa Derakhshani é a mais nova atleta da Federação de Xadrez dos Estados Unidos. Isso porquê, a jovem de 19 anos de idade foi banida pela entidade responsável pelo esporte em seu país por ter se recusado a usar o hijab , vestimenta religiosa. Vestuário das mulheres que seguem a doutrina islâmica, o véu tem como preceitos a modéstia, privacidade e moralidade.

LEIA TAMBÉM: Golfe feminino proíbe uso de decotes e de saias muito curtas nas competições

Nascida na capital Teerã, Dorsa competiu em fevereiro deste ano sem estar com o hijab. Mas o Irã obriga que as mulheres cubram suas cabeças em público e algumas semanas depois, a atleta foi banida da federação de seu país. Para que a garota possa continuar competindo, é necessário estar filiada em alguma federação e por isso, foi convidada pelos Estados Unidos.

"O Irã não estava deixando-a jogar alguns torneios e ela precisava da autorização da federação para campeonatos mundiais", disse o mais novo treinador de Dorsa, Alejandro Ramirez, da Universidade de St. Louis, no estado norte-americano do Missouri ao jornal The New York Times . "Claro que a América não vai ter nenhum problema com isto", completou.

LEIA TAMBÉM: Atacante da seleção dos EUA é expulsa de parque da Disney após confusão em bar

Expulsão

undefined
Reprodução

Dorsa Derakhshani

A garota residia em Barcelona desde 2015, onde treinava e estudava mas recentemente se mudou para os Estados Unidos, onde continuará a carreira no esporte e poderá participar de eventos. Em uma entrevista à rádio Wbur-FM , Dorsa Derakhshani comentou sobre a expulsão da federação iraniana de xadrez . "Foi muito fora de moda e não houve nenhum aviso prévio", disse. 

LEIA TAMBÉM: Torcedor pede ajuda divina durante missa para seleção do Peru ir à Copa em 2018

Por outro lado, o presidente da entidade no Irã Mehrdad Pahlevanzadeh, declarou que é comum que iranianos deixem a federação e de que a jovem atleta não faz mais parte da equipe nacional. "Ela jogou para o Irã apenas uma vez em 2014", disse o dirigente. O irmão de 14 anos da garota também foi proibido de jogar por ter enfrentado um israelita.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!