Tamanho do texto

Antes de praticar esportes radicais, confira alguns dos equipamentos de segurança essenciais

Capacete e cotoveleiras são indispensáveis nos esportes radicais
Getty Images
Capacete e cotoveleiras são indispensáveis nos esportes radicais

A prática de esportes radicais pode apresentar riscos de queda, fraturas e lesões. Para evitar ou amenizar os acidentes, o uso de equipamentos de segurança são indispensáveis.

Leia mais: Confira 10 lugares no Brasil para se praticar esportes radicais

Capacetes, joelheiras, cotoveleiras são alguns dos equipamentos de segurança que amortecem o impacto do corpo e protegem as articulações de possíveis incidentes nos esportes radicais .

CAPACETES

Indicado para todos os tipos de esportes radicais, o equipamento protege o crânio e pode evitar sérios e irreversíveis problemas. Skate, patinação, ciclismo, beisebol, rapel, alpinismo, futebol americano e hóquei são alguns dos esportes nos quais o item é indispensável.

Recomendações de uso: ajuste corretamente a suspensão do capacete e nunca a deixe solta. Se algum imprevisto acontecer e o equipamento estiver solto, ele pode soltar e você estará desprotegido.

Leia mais: Confira os 7 melhores lugares para se andar de skate ao redor do mundo

LUVAS

Apesar de não ser muito levado a sério pelos atletas, o uso da luva não é pela estética e sim, muito importante para conforto e segurança de quem utiliza o item.

Muito recomendada para a prática do ciclismo, além de proteger as mãos em caso de queda, a luva proporciona conforto para pedaladas de longa distância.

Vale lembrar que, em caso de queda, a tendência é colocar as mãos no chão para amenizar o acidente.

PROTETOR DE PULSO

Também conhecidas como “munhequeiras”, os protetores protegem e dão firmeza aos pulsos, evitando distorções graves ao corpo do atleta. Na hora da compra, é importante ver qual modelo, material e dimensão é adequado para você.

Leia mais: Conheça cinco cidades brasileiras ideais para saltar de paraquedas

COTOVELEIRA

Bastante importante para a proteção dos cotovelos, seu uso é indispensável em atividades que exerçam grande impacto nesta área do corpo. Seu uso é essencial para amenizar dores na articulação, contusões e cansaço. Não deixe de usar cotoveleiras se for praticar o skate, patins ou ciclismo.

O uso do equipamento retém calor na região do cotovelo e auxilia na articulação sanguínea, evitando lesões musculares e possíveis dores. Além disso, dependendo do tecido da cotoveleira, pode proporcionar mais conforto na hora da prática.

JOELHEIRA

Com a mesma função da cotoveleira, a joelheira é o equipamento responsável pela proteção dos joelhos durante a prática dos esportes radicais. Funcionando com o mesmo princípio da manutenção da circulação sanguínea, o equipamento protege as articulações e amortecem o impacto em caso de queda. Além disso, evita que fique com aquele ralado.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.